Com praticamente 98% de cobertura no abastecimento de água nas cidades em que atende, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) reforça suas estruturas de reservatórios com modelos mais tecnológicos e seguros. Além disso, continua investindo nos serviços de coleta e tratamento de esgoto, principal desafio do novo Marco do Saneamento.
"A CASAN tem como desafio reinventar seu modelo de negócios, buscando uma mudança cultural ambiciosa nas ações estratégicas e operacionais, que incluem a ampliação da infraestrutura para atender o Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada pelo governador Jorginho Mello de atingir 50% de cobertura estadual com coleta e tratamento de esgoto até 2026. A CASAN é um patrimônio de Santa Catarina e precisa cada vez mais ampliar e melhorar seus serviços para atender nossa população", destaca o presidente da Companhia, Edson Moritz.
Levando em conta a nova legislação, que determina 99% da população com serviços de água potável, e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, no último ano a empresa direcionou 50% dos recursos para a implantação ou ampliação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Com isso, a cobertura em sua área de abrangência chegou em 34,6% e grandes obras por todo o Estado seguem em andamento.
Esgotamento Sobre Rodas
Além de investir na ampliação dos sistemas tradicionais de esgoto e em obras que estão em andamento em todo o Estado, a CASAN aposta na implementação de um novo modelo de negócio com o Programa Esgotamento Sobre Rodas. A iniciativa vai permitir a retirada do lodo dos sistemas individuais de tratamento (a popular fossa), garantindo depuração adequada do esgoto, mais condições de saúde pública e conservação do ambiente.
O projeto-piloto acontece em Descanso, com diversas etapas de implantação automatizadas a partir de tecnologia desenvolvida por equipes da própria Companhia. O modelo leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera: entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes. Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.
Reforço no Abastecimento
Nos Sistemas de Abastecimento de Água, nesses últimos dois anos a CASAN está atuando na modernização e ampliação da cobertura que já chega a 98% da população. Ao longo de 2023, incrementou o volume de reservação em 48 milhões de litros de água, com a implantação de 124 novos reservatórios. Para 2024 serão entregues mais 81 equipamentos e até 2026 a previsão é instalar mais de 200 novos reservatórios, todos com tecnologias mais modernas e seguras.
Em conjunto com as melhorias em redes de distribuição, sistemas de bombeamento e de tratamento, a Companhia aumentou em 10% a sua capacidade de abastecimento em relação ao ano anterior.
Companhia prioriza ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado. Além de trabalhar com sistemas tradicionais (acima ETE Ingleses), investe em um novo modelo de negócios com o Programa Esgotamento Sobre Rodas, em implantação na Região Oeste (abaixo). Fotos: Acervo/CASAN