SEM I

Mesmo a distância, projeto em escolas públicas de São José estimula aprendizado por meio do plantio de hortas

Projeto Educando e Transformando com a Horta, realizado pelo Cepagro com apoio do Instituto MRV, tem adaptado as atividades com oficinas a distância

Por Administrador em 18/08/2020 às 19:18:06
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

Estudantes de três escolas municipais de São José, na região da Grande Florianópolis, continuam participando das atividades do Projeto Educando e Transformando com a Horta, mesmo durante o período de aulas realizadas a distância. O projeto, que é realizado pelo Cepagro, foi iniciado este ano, depois de ser selecionado na 7ª edição do Programa Educar para Transformar, do Instituto MRV. Com as aulas presenciais suspensas, as oficinas de gestão de resíduos sólidos, compostagem e alimentação saudável por meio de hortas escolares no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, no Centro Educacional Municipal Santa Terezinha e no Centro Educacional Municipal Escola do Mar agora são feitas pela internet e os alunos põem em prática em casa o que aprendem nas aulas.

A tecnologia tem sido uma grande aliada também para que os realizadores do Educando e Transformando com a Horta e os educadores possam continuar próximos, o que garante que as atividades do projeto estejam ligadas ao conteúdo das disciplinas regulares. "Organizamos grupos de Whatsapp com as professoras, nos quais elas nos passam os conteúdos que serão trabalhados durante o bimestre", explica a coordenadora do projeto, Karina Smania de Lorenzi. "Isso torna as atividades bastante interdisciplinares, porque trabalhamos com questões de Ciências, Geografia, História, Matemática e Cultura". O material das oficinas é disponibilizado em vídeo para os estudantes, por meio da plataforma de ensino a distância EducaWeb, adotada pelas escolas públicas de Santa Catarina. Para os alunos que não têm acesso à internet, os conteúdos são impressos.

Da sala de aula para casa

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, que impossibilitou as oficinas presenciais planejadas pelo Educando e Transformando com a Horta, o formato de aulas em vídeos tem trazido bons resultados, entre eles o engajamento dos pais na realização das atividades. "Levamos sempre atividades simples para serem feitas em casa, mas que podem mudar os hábitos das famílias na gestão de resíduos, conhecimentos sobre plantas, culturas, segurança alimentar e nutricional e até mesmo na aproximação dos membros da família", comenta Karina. "Temos recebido vários vídeos e fotos enviados pelos pais, mostrando os alunos realizando as atividades".

Os próximos passos do projeto incluem ainda vídeos destinados às professoras. O primeiro dos materiais explica como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além do apoio financeiro, os dez projetos vencedores da 7ª edição do programa Educar para Transformar espalhados por todo o país contam também com o acompanhamento dos profissionais do Instituto MRV, que orientam os realizadores dos projetos e buscam, em conjunto, soluções para proporcionar qualidade no aprendizado dos alunos durante esse período de ensino a distância.

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso desde 2014, o braço social da MRV, desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1 % do lucro da companhia destinado para essas ações já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 510 mil pessoas em cinco anos.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec