Marina Búrigo Costa, alcançou o 1º lugar na Sulamericana. - Foto: Divulgação
Marina Búrigo Costa, de Florianópolis, que aos 7 anos de idade iniciou sua trajetória desportiva no Patins Artístico no Colégio Catarinense, atualmente está consagrando-se na Ursula Anders Patins Artístico (UAPA). Marina alcançou o Bi campeonato estadual e é campeã Sul-americana na sua categoria, PcD.
A atleta fez a abertura do Campeonato Estadual em parceria com o Campeão Brasileiro dos Jogos Pan-americanos, Ronaldo Casado.
Marina Búrigo Costa, atualmente com 27 anos de idade, segundo ela afirma, "que pretende disputar o campeonato Mundial da sua categoria".
HISTÓRICO DA ATLETA
Marina Búrigo Costa conquista 1º lugar na Modalidade Paradesportivo no III Jogos Sul-americanos de Desportes sobre Rodas 2024 – Confederación Sudamericana de Patinaje (CSP), que aconteceu entre 17 a 25 de outubro no município de Barra Velha.
Neste Ano Marina também conquistou medalhas no Troféu Brasil de Patinação Artística de 2024, de 29 de julho a 08 de agosto, na cidade de São José dos Pinhais (PR), nos Campeonatos
Catarinense de Patinação Artística I e II Fase, que aconteceram respectivamente de 04 a 09 de junho, também em Barra Velha, e de 10 a 15 de outubro em Ituporanga; e, na Copa UAPA de Patinação Artística, no dia 05 de outubro em Florianópolis.
O movimento, a dança e a música, artes e esportes, sempre foram predileção de Marina. Ainda menina, iniciou no Projeto de Dança e Expressão Corporal, participando de várias Mostras e Festivais de Dança; participou ainda do Projeto Frevo e do Projeto Capoeira da Ilha - Grupo Capoeira Angola Palmares no Colégio de Aplicação da UFSC; da Zumba na Academia de Dança Fabiano Narciso, e das aulas de Canto com o professor Remy no Lira Tênis Clube.
Sua paixão pelo patins iniciou com a série da telenovela Soy Luna, cuja adolescente protagonista, amava cantar e sonhava em ser patinadora profissional. Em 2018, Marina inicia suas aulas de Patinação Artística no Colégio Catarinense, com a professora Gleice Cani, que com seu olhar sensível e plural a convida para participar da Equipe do Colégio Catarinense e proporciona que a estreia de Marina em apresentações. Atualmente Marina continua sua Patinação Artística no Colégio Catarinense sendo incentivada com carinho e dedicação pela equipe de professores e técnicos da UAPA - Ursula Aner - Patinação Artística: Maurício do Nascimento, Alicia e Bira.