A Prefeitura de São José apresentou o balanço das atividades de tapa-buracos realizadas de março de 2023 a outubro de 2024 e mostrou que todos os 28 bairros do Município foram atendidos pela Secretaria de Infraestrutura. Ao todo, neste período, foram fechados 11.041 buracos em ruas pavimentadas com asfalto, lajotas/paver ou em calçadas.
De acordo com o relatório de resolutividade da Secretaria de Infraestrutura as solicitações para resoluções são divididas em buracos realizados por serviços da Casan, que neste período foram de 5.333; Emergências (solução em até 24h), que totalizaram 972; Urgência (soluções em até 72h), que somaram 4.627 e a médio prazo, com um total de 109 buracos. Foram oito empresas contratadas para realização deste serviço neste período.
O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, explica que as operações tapa-buracos são serviços de rotina. Além de fazer rondas preventivas para identificar os buracos, sobretudo nos grandes corredores e vias coletoras, as demandas feitas pelos munícipes também são atendidas. O objetivo foi diminuir, principalmente, os danos sofridos pelo asfalto, ruas com lajotas/paver ou em calçadas, com o tráfego de veículos e períodos de chuvas. E, para reparar o problema, foi aplicada uma camada de massa asfáltica nos pontos de desgaste.
Júlio salienta que a maior incidência de chuvas causa mais danos aos pavimentos e aumenta a reincidência de buracos – aumentando também a necessidade de manutenção. "As equipes estão distribuídas por todos os bairros de forma a contemplarmos a demanda de toda a cidade".
Ele salienta que não é recomendável aplicar a massa asfáltica com o piso molhado. "O pavimento precisa estar seco, caso contrário a massa não se fixa direito e o trabalho fica menos eficiente", resume. Além de prejudicar os reparos, a chuva também piora os buracos já existentes, que tendem a aumentar com o maior desgaste gerado no piso.
Os atendimentos referentes a buracos se deram por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo contato (48) 3381-0199, avisos encaminhados pela Casan, pela fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e por WhatsApp no número (48) 98827-4447.