As obras das duas novas ligações interbairros com a marginal da BR-101 seguem em execução e devem estar concluídas ainda em dezembro, dependendo das condições climáticas. O objetivo é melhorar a mobilidade, ampliando as opções de acesso aos moradores dos bairros Praia Comprida, Picadas do Sul e Flor de Nápolis.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, que esteve na última segunda-feira (25) vistoriando as intervenções, mais de 90% das duas obras já foram concluídas e aguardam a finalização das calçadas, iluminação pública e a sinalização horizontal e vertical. "Pretendíamos entregar as obras neste mês de novembro, mas as chuvas acabaram atrasando a conclusão", comentou.
As intervenções fazem parte do plano de mobilidade urbana de São José. A primeira ligação é na Rua Ângelo Bigolin, que vai facilitar o acesso da marginal da BR-101 ao Bairro Praia Comprida, permitindo o acesso por meio da Rua José Lino Kretzer ao Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Prefeitura de São José.
Essa nova ligação, com 280 metros de extensão, tem pista dupla e será de mão única. Na parte mais íngreme da pista foi feita uma pavimentação em concreto e a intervenção contempla a colocação de asfalto de alta durabilidade, além de sistemas de drenagem para evitar alagamentos durante o período de chuvas.
Picadas do Sul e Flor de Nápolis
O novo acesso aos bairros Picadas do Sul e Flor de Nápolis, localizado no sentido Norte-Sul da marginal da BR-101, também está com suas obras em fase de conclusão. Essa nova via pretende aliviar o tráfego no trevo de acesso a Forquilhinha, permitindo o acesso da Rua Coletor Irineu Comelli até a Rua Luiz Fagundes.
A pavimentação asfáltica dos 200 metros da nova ligação já está concluída, e a calçada está sendo finalizada. Em breve será iniciada a fase de sinalização horizontal e vertical.