A jornalista e escritora catarinense Vânia Mattozo, que escreve sob o pseudônimo Ádina Mirza, apresenta a sua primeira obra literária – O Trem da Madrugada – em evento marcado para 5 de dezembro, a partir das 19h, na Fundação Cultural BADESC, na Capital.
Sua coletânea de textos transita entre prosa e poesia, consolidando uma edição comemorativa de celebração de um ciclo de vida. A obra reflete o cuidado e a paixão que Ádina dedica à literatura, convidando os leitores a uma viagem por memórias, sentimentos e reflexões.
Sobre a Autora
Natural de Videira, no Meio Oeste catarinense, e atualmente residente em Florianópolis, Vânia Mattozo é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da mesma instituição.
Seu compromisso com a escrita e o conhecimento é reconhecido tanto no meio acadêmico quanto profissional. É autora do livro Energia, ambiente e mídia: qual é a questão? (EdUFSC, 2003), que aborda a importância do Jornalismo sobre temas de energia e meio ambiente, ambos de urgente relevância, principalmente quando considerados sob a filosofia do desenvolvimento sustentável.
Vânia conquistou o 2º lugar no Prêmio de Jornalismo UFSC 40 Anos (2002), com uma grande reportagem sobre pesquisa em engenharia biomédica e detém seis premiações da Abracopel pelo Prêmio de Jornalismo sobre Segurança com Eletricidade (2015 a 2019 e 2022). No campo literário, se destacou em dois concursos catarinenses de Literatura Pesqueira (1986 e 1991), no Concurso Nacional de Crônicas Rubem Braga, com menção honrosa (2014), e na categoria Poesia do Concurso Literário do Sindicato dos Eletricitários da Grande Fpolis – Sinergia (2021).
Sobre o Evento
O lançamento de O Trem da Madrugada será um momento especial para celebrar a trajetória de Vânia Mattozo/Ádina Mirza, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir exemplares autografados e conversar com a autora.
Local do Evento: Fundação Cultural BADESC – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro - Florianópolis-SC
Entrada: gratuita