SEM I

Facebook é alvo de processo por monopólio ilegal nos Estados Unidos

Investigações contaram com uma coalizão de procuradores-gerais de 46 estados do país. Segundo a comissão de comércio, compras do WhatsApp e do Instagram foram [...]

Por Administrador em 09/12/2020 às 21:51:46
Investigações contaram com uma coalizão de procuradores-gerais de 46 estados do país. Segundo a comissão de comércio, compras do WhatsApp e do Instagram foram "estratégias para eliminar ameaças". Sede do Facebook, na Califórnia

Thiago Lavado/G1

A comissão federal de comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (9) que entrou com um processo contra o Facebook por monopólio.

O órgão alega que a empresa está mantendo ilegalmente seu domínio nas redes sociais por meio de uma conduta anticompetitiva praticada há muitos anos.

As investigações contaram com uma coalizão de procuradores-gerais de 46 estados do país, além de o Distrito de Columbia e Guam.

Do que o Facebook é acusado

Praticar uma "estratégia sistemática" para eliminar "ameaças ao seu monopólio"

Isso envolveu as compras dos concorrentes Instagram, em 2012, e do WhatsApp, em 2014

E a imposição de condições anticompetitivas a desenvolvedores de softwares, restringindo o acesso às APIs (conjunto de funções para interagir com a rede social) para que eles não lançassem funções que competissem com a empresa.

"Esse tipo de conduta prejudica a concorrência, deixa os consumidores com poucas opções de rede social pessoal e priva os anunciantes dos benefícios da concorrência", disse a comissão de comércio, em comunicado.

O que pode acontecer

Entre as possíveis consequências da ação citadas pela comissão estão a venda de ativos do Facebook, incluindo Instagram e WhatsApp, e a proibição o Facebook de impor condições anticompetitivas aos desenvolvedores de software.

Outra demanda da comissão é que o Facebook seja obrigado a fazer uma espécie de aviso prévio e submeter futuras fusões e aquisições a aprovação.

Google também sofre processo nos EUA

Em outubro passado, o Google também foi alvo de processo antitruste nos Estados Unidos, sob acusação de monopólio em seu sistema de buscas.

Veja 5 pontos sobre do processo contra o Google nos EUA

Fonte: G1

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec