As pessoas dedicam em média 76% do seu tempo acordado ao consumo de mídia, segundo pesquisa recente realizada pelo eMarketer. O estudo aponta que os formatos mais consumidos no dia a dia são vídeo, com uma média de 5 horas e 18 minutos, e áudio, com 2 horas e 49 minutos diários. Os dados refletem a relevância cada vez maior da mídia no cotidiano da população.
Para Roberto Cervo Melão, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), a chave para maximizar o alcance das emissoras e fortalecer os resultados está na convergência de formatos. "O consumo de áudio e vídeo mostra como as emissoras precisam diversificar suas estratégias. A integração entre rádio, TV e plataformas digitais é essencial para alcançar diferentes públicos e oferecer conteúdo relevante em múltiplos canais", afirma.
O presidente do SindiRádio também reforça que essa transformação deve ser vista como uma oportunidade. "Hoje, as emissoras têm à disposição um cenário tecnológico que permite expandir sua presença em todas as telas e dispositivos. Isso exige inovação, mas também oferece grandes possibilidades para quem investe nesse caminho", comenta Melão.
"Com o avanço das plataformas digitais e a convergência de mídias, as emissoras têm a oportunidade de se fortalecer e estar cada vez mais presentes no cotidiano do público. A aposta em diferentes formatos e a oferta de conteúdo de qualidade, tanto em áudio quanto em vídeo, são passos essenciais para manter a relevância e conquistar novos públicos", finaliza o presidente do SindiRádio.
Sobre o SindiRádio
O SindiRádio é o Sindicato dos Radiodifusores do Rio Grande do Sul, representando e defendendo os interesses dos profissionais e empresas do setor de radiodifusão no estado. Com uma trajetória de compromisso com a qualidade e a ética na comunicação, o SindiRádio atua para fortalecer o papel da radiodifusão. Mais informações estão em www.sindiradio.org.br.