Garotas Acompanhantes de GoiasDeusas do Luxo
PMF Dibea 30D

Proposta audiência pública na Alesc para revisar leis sobre moradores de rua em SC

Deputado Cadorin quer atualização das leis para permitir ações mais firmes no enfrentamento do problema

Por Administrador em 17/02/2025 às 16:51:28
Deputado Matheus Cadorin. - FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputado Matheus Cadorin. - FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Matheus Cadorin (Novo) anunciou a realização de uma grande audiência pública na Assembleia Legislativa para debater soluções efetivas para o crescente número de moradores de rua em Santa Catarina. O evento reunirá Ministério Público, Forças de Segurança, governo do Estado, prefeituras, deputados e entidades do setor para discutir a revisão de leis estaduais e a criação de um manifesto com sugestões de mudanças na legislação federal.

Para Cadorin, a atual legislação impede que ações eficientes sejam adotadas. "Os municípios fazem a sua parte, a polícia prende, os serviços sociais oferecem abrigo e oportunidades de reintegração. Mas, muitas vezes, essas ações são barradas por decisões judiciais que favorecem a permanência nas ruas, mesmo quando há alternativas disponíveis."

Morar na rua não é normal
O parlamentar defende que morar na rua não pode ser normalizado e que o Estado precisa de instrumentos legais para agir. "É preciso atualizar a lei para garantir prisão preventiva para furtos, além de outras medidas que protejam a população e garantam dignidade para aqueles que realmente precisam de apoio", reforça Cadorin.

A audiência pública também pretende formatar uma proposta legislativa estadual e um documento com sugestões de revisão das leis nacionais, que será entregue à bancada catarinense no Congresso Nacional. "O problema dos moradores de rua precisa ser tratado de forma definitiva e responsável. Não podemos mais aceitar soluções paliativas que apenas transferem o problema de um lugar para outro", conclui o deputado.

Comunicar erro
ALESC 15-03 a 29/03
PMSJ Niver 07-31/03