A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária, entregou, na noite desta quarta-feira (12), no Teatro Hermelinda Izabel Merize, aproximadamente 140 tÃtulos de propriedade para os loteamentos Morar Bem, Vila Formosa, Dioceles e Zequinha. A solenidade, que integra a programação oficial dos 275 anos de fundação do municÃpio, representou um avanço significativo nas regularizações executadas, ultrapassando a marca de mais de 1,4 mil famÃlias beneficiadas.
"Nunca se avançou tanto neste setor. Nos últimos 20 anos, foram entregues 72 tÃtulos de regularização, e nós entregamos mais de 1,4 mil desde 2022. Essa legalização proporciona dignidade às pessoas. É um programa gratificante de se realizar, e esperamos avançar ainda mais na área habitacional", destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
O processo de regularização valoriza os imóveis, fomenta a cidadania e proporciona dignidade às famÃlias beneficiadas, reforçou o prefeito ao avaliar a importância da entrega dos tÃtulos. "São documentos reconhecidos pelo cartório, que conferem legalidade jurÃdica à população que recebe esses registros. Esse trabalho, iniciado há dois anos, é de extrema importância. Agora, estamos colhendo os frutos da entrega não apenas de um documento, mas de cidadania."
O superintendente da Fundação do Mário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubens Júnior, enfatizou que a regularização fundiária não apenas atende a uma demanda importante, mas também contribui para o planejamento urbano e a inclusão social, reduzindo a informalidade habitacional no municÃpio. Reconhecendo a relevância do evento, os moradores beneficiados com os tÃtulos celebraram o avanço na regularização.
Para o secretário de Regularização Fundiária, Ruanito da Silva, com a entrega dos tÃtulos, os moradores dos loteamentos contemplados terão maior acesso a serviços públicos e possibilidade de novos investimentos. Os tÃtulos garantem não apenas o reconhecimento formal dos imóveis, mas também segurança e estabilidade para as famÃlias, abrindo novas possibilidades de financiamento e melhoria das condições de vida.
Ele relata que, durante a visita aos moradores para convidá-los à solenidade, a emoção dos contemplados era evidente. "Um cidadão, proprietário de um pequeno comércio, expressou seu desejo de investir no negócio e, para isso, precisava do tÃtulo de propriedade. Emocionado, agradeceu, pois estamos garantindo mais segurança para seu imóvel".