Garotas Acompanhantes de GoiasDeusas do Luxo
Alesc 19/05 a 17/06

Reunião pública na Câmara de Vereadores aborda impacto das mudanças climáticas em São José

Evento aconteceu na Câmara de Vereadores nesta segunda (12), com participação da Prefeitura

Por Administrador em 14/05/2025 às 14:29:09
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Secretários e representantes da Prefeitura de São José participaram, nesta última segunda-feira (12), de uma reunião pública na Câmara de Vereadores para debater as mudanças climáticas no município, além de fazer encaminhamentos e políticas de prevenção após as chuvas do início do ano.

O diretor da Defesa Civil, Telson Nascimento, explicou que existem diversas ferramentas para prevenir desastres naturais, como estudos de mapeamento de áreas suscetíveis a deslizamentos, alagamentos e inundações. Esses levantamentos identificam pontos críticos, possibilitando a realização de ações preventivas. Telson também mencionou o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que inclui a construção de contenções em encostas de áreas classificadas como de alto e muito alto risco. Além disso, destacou que a Unisul está realizando um estudo socioambiental no município para identificar novas áreas de risco.

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, informou que a Secretaria possui um mapeamento completo dos rios, valas, canais e redes de drenagem do município, que somam mais de 100 quilômetros de extensão. Segundo ele, serviços de desassoreamento são realizados periodicamente para evitar enchentes e inundações.

Arruda ressaltou que, por estar pouco acima do nível do mar, São José sofre não apenas com as chuvas, mas também com a influência das marés. "Hoje estávamos trabalhando nos canais de drenagem da Fazenda Santo Antônio e encontramos mais de um metro de água em um dia sem chuva. Essa elevação se deve à maré alta, que também afeta o município", explicou. O secretário ainda alertou sobre o descarte irregular de materiais, como móveis, entulhos e lixo, que obstruem as galerias e agravam os riscos de inundações.

A secretária de Assistência Social, Rita Furtado, destacou o papel da pasta no atendimento a situações de calamidade pública e emergências. Citando as chuvas de janeiro como exemplo, ela explicou que a secretaria atua no cadastramento das famílias afetadas, oferecendo abrigo emergencial ou auxílio por meio do aluguel social. "Quando um evento climático danifica a moradia dessas famílias e elas não têm para onde ir, acionamos a locação social", afirmou.

Além do Poder Executivo, participaram do evento representantes da Câmara de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública e da Cáritas Brasileira Regional de Santa Catarina.

Comunicar erro
BRDE