Fotos: Divulgação/PMSJ
A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforça o alerta à população sobre as penalidades previstas em lei para o descarte irregular de lixo e móveis irregulares em vias públicas, terrenos baldios e áreas públicas. A prática, além de ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública, compromete a limpeza urbana e é passível de autuação e multa.
Segundo a supervisora de Fiscalização da Fundação do Meio Ambiente, Joice Fabiana da Silva Stopassoli, o município atua firmemente na fiscalização e no combate a essas irregularidades. "A conscientização precisa vir acompanhada da responsabilidade. Quem descarta lixo em locais inadequados prejudica toda a comunidade. A legislação municipal é clara e a fiscalização é contínua", destacou Joice.
A Lei Municipal nº 6.219/2023 regulamenta o descarte de entulhos, resíduos e lixo, e prevê multa de 1 Unidade de Referência Municipal (URM), o equivalente a R$ 263,10 por infração. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. Para que a multa seja aplicada, é necessário o flagrante ou prova concreta da infração, como fotos ou imagens da placa de veículos utilizados no descarte.
O secretário adjunto da Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial (Susp), Michael Rosanelli, reforça que a população também pode colaborar com denúncias. "Contamos com o apoio dos cidadãos para identificar e denunciar essas práticas. Nosso compromisso é garantir uma cidade mais limpa, segura e sustentável para todos."
Multa por terrenos baldios sujos e abandonados
A mesma lei determina que proprietários de terrenos baldios ou construções abandonadas devem mantê-los limpos, capinados e drenados. O descumprimento gera multa de R$ 13,16 por metro quadrado(valor com base na URM, também). Caso o dono do terreno não seja identificado, é publicado um edital de notificação no site da Prefeitura. O responsável tem direito à ampla defesa.
Outra determinação da lei é a construção, no interior do terreno, de sarjetas ou drenos para desvio de água da chuva e infiltrações que possam causar danos às vias públicas ou vizinhos.
Denúncias
A população pode realizar denúncias de descarte irregular ou terrenos sujos pelos seguintes canais:
Para facilitar a apuração, é importante que a denúncia contenha:
Para colaborar com o meio ambiente, São José oferece diversos pontos de descarte regular: