A Construtora Patriani marcou presença no Construsummit 2025, maior evento de gestão e tecnologia da construção civil do Brasil, com a participação de dois de seus principais executivos, Valter Patriani, sócio-fundador, e Bruno Patriani, presidente da empresa. A palestra liderada por eles destacou o tema: "Legado, sucessão e inovação: o desafio de construir para a próxima década", em que reflexões sobre o futuro do setor e os valores que movem a empresa ganharam destaque.
Inovação com propósito e foco NAS pessoas e DAS pessoas
Entre os destaques da apresentação, os executivos comentaram sobre os diferenciais dos empreendimentos da Patriani, como a criação da vaga Steve Jobs, maior que as convencionais, que permite aos moradores utilizarem o espaço como um pequeno ateliê ou ambiente criativo. A ideia foi inspirada na origem da Apple, fundada na garagem de Steve Jobs, e traduz o conceito de que inovação pode nascer em qualquer lugar, inclusive dentro de casa. "Se ele morasse em São Bernardo, teria montado a Apple em um dos nossos prédios", brincou Valter.
Desde sua fundação em 2012, a Construtora Patriani tem como missão construir para a felicidade das pessoas. "Nosso maior valor é entender de gente. Construímos para pessoas, e isso exige mais do que tecnologia, exige empatia, escuta ativa e antecipação de desejos", afirmou Valter durante a palestra.
Robôs humanóides e o futuro na construção
Bruno Patriani compartilhou que, até o fim do ano, a Patriani será a primeira construtora da América Latina a implementar robôs humanoides para atividades operacionais. "Não vamos substituir trabalhadores. Estamos enfrentando um cenário global de escassez de mão de obra para serviços brutos e perigosos. Os robôs vêm para somar, atuar em tarefas pesadas e manter a segurança dos nossos colaboradores", destacou.
?Sucessão como parte da estratégia
Empreender aos 54 anos foi uma escolha que exigiu olhar para o futuro com responsabilidade. "Quando você empreende com mais passado do que futuro, precisa pensar em sucessão desde o início", disse Valter, fundador da marca. Já para Bruno, que cresceu acompanhando o dia a dia da empresa, o aprendizado vem do cotidiano. "Desde os 21 anos aprendo uma aula por dia. Agora é o momento de unir sucessão, tecnologia e foco no cliente", comentaram.