Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ostras e Mexilhões

Empresas do Ribeirão da Ilha recebem a primeira validação para depurar moluscos e mexilhões

Pioneiros na atividade os estabelecimentos são os únicos no Estado a realizar o processo


A cadeia produtiva de ostras, mexilhões e vieiras constitui um importante papel social e econômico para Santa Catarina. Há algumas décadas essa atividade teve início e encontrou em nossas baías um grande potencial para produção, gerando renda e emprego para muitas famílias.

Atualmente dois estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de Florianópolis, localizadas no sul da Ilha, receberam validação para o processo de depuração. A empresa Paraíso das Ostras e a Vieiramar Alimentos.

A depuração é um processo controlado pelo qual os moluscos são colocados em água por algumas horas para eliminar micro-organismos acumulados em seus tecidos, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade desse produto, já que não provoca alterações sensoriais que impossibilitem o consumo in natura dos moluscos.

O tratamento é uma alternativa segura e viável para o consumo seguro de moluscos bivalves cultivados em áreas que já possuem um comprometimento na qualidade da água. Permite também abastecimento constante do mercado consumidor com garantia de qualidade.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!