Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Trato pelo Capivari

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Os dois imóveis lançavam esgoto na rede pluvial, um crime ambiental; operação do programa foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária


Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari lacrou, na última terça-feira (11), duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA).

As duas tubulações foram lacradas na Rua Osvaldo Rogério Braga – uma delas em um condomínio com dez apartamentos que lançava esgoto na rede de drenagem pluvial, o que é crime ambiental, pelo extravasor de fossa. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

O programa também detectou esgoto clandestino nas drenagens da Servidão Marinho João do Rego e da Servidão Caminho das Dunas. Um imóvel foi intimado pela VISA a se regularizar, no primeiro endereço; no segundo, o Trato Pelo Capivari fará nova ação especial para confirmar a origem das ligações clandestinas nessa servidão. Ao todo, dez imóveis foram fiscalizados na operação.

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos diários de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.


O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do Trato Pelo Capivari está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e registro de denúncias é (48) 99123-1223 (WhatsApp).





Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!