Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São José - Educação

Educação oferece Formação Maker para professores

Metodologia "aprender fazendo" já está sendo aplicada nos processos de aprendizagem em sala de aula


Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Mais 90 profissionais da rede municipal de ensino de São José estão sendo capacitados para utilização em sala de aula da Metodologia Maker, que é o aprender fazendo. "Estamos capacitando os professores para a inserção da cultura maker nos processos de aprendizagem, de forma multidisciplinar. A Educação Maker proporciona muitos benefícios, como: interesse dos estudantes, aprendizagem criativa e pensamento crítico, posicionando o aluno como protagonista nesse processo", explicou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

No curso, os profissionais aprendem sobre robótica, eletricidade, produção de maquetes, edição de vídeos, programação e elaboração de plano de aula com Metodologia Maker.

A formação tem duração de 24 horas, divididas em três dias consecutivos. A próxima turma participará da capacitação nos dias 28, 29 e 30 de junho. "Com atividades práticas, os professores percebem que não precisam de muitos recursos para ser Maker. Não devemos nos prender a objetos já prontos. Precisamos ser criativos para despertar essa ludicidade e proatividade nos estudantes", pontuou o professor do Senai, João Dias Antunes Bucciano, que ministrou o curso.

De volta à sala de aula, a auxiliar de ensino Maria Laura da Silva, que atua no Centro de Educação Municipal (CEM) Santa Terezinha, em Forquilhas, percebeu como é ser aluno novamente. "Nós ficamos radiantes com a Educação Maker e os nossos alunos também vão ficar. A metodologia traz criatividade para dentro da escola e favorece o convívio em equipe. Nosso grupo, por exemplo, desenvolveu um super-herói com materiais recicláveis. Além da sustentabilidade, nosso plano de aula abrangeu: arte, cultura, leitura e escrita, pois contempla desenho do super-herói, descrição das características desse personagem, entre outros recursos que dialogam com diferentes áreas do conhecimento", citou.

Movimento Geração do Futuro

A formação faz parte do Movimento Geração do Futuro para preparar os estudantes para a nova economia global, iniciativa da Prefeitura de São José em parceria com Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Sesi/Senai.

Os investimentos são complementados com modernização tecnológica das unidades escolares. Neste ano, os CEMs receberam chromebooks, as unidades também estão passando por reestruturação da rede lógica e a Prefeitura inaugurou dois Laboratórios Google, que são espaços ideais para estudos de forma colaborativa.

Na sala de aula, a Metodologia Maker já se faz presente. Ano passado foram 90 profissionais capacitados e neste ano a Secretaria Municipal de Educação – em parceria com o Senai – está desenvolvendo o curso Maker Startup Teens para os 9º anos do Ensino Fundamental. Um projeto-piloto também está sendo executado na Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores, na comunidade Procasa, em Barreiros, com todas as turmas do 1º ao 9º ano.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!