ALESC 10-05 08-06

Vereadores aprovam isenção dos dĂ©bitos para MEIs anteriores a 2021

Por Administrador em 31/05/2022 às 18:18:20
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

"Dia histórico para os Microempreendedores Individuais de São José (MEIs)!", assim definiu o vereador Nardi Arruda (PSD) sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar nÂș 04/2022 que assegura isenção de taxas para os MEIs de 2013 a 2020. O PLC foi votado em regime de urgĂȘncia em duas sessões extraordinĂĄrias na segunda-feira (30).

Segundo o vereador Nardi, a Lei nÂș 038/2009 jĂĄ previa taxa zero em toda a existĂȘncia do MEI, mas o Decreto Municipal nÂș 1.795/2013 (Artigo 2Âș, §4Âș) limitou as isenções apenas ao ano de abertura, retornando à tributação normal a partir do segundo ano de funcionamento. Em 2021, foi aprovada a Lei Complementar nÂș 103/2021, que zerou os custos, inclusive prévios, com relação à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvarĂĄ, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao MEI.

"Tínhamos 11 mil MEIs que foram desenquadrados da categoria por débitos – estabelecidos por Decreto -, fato que no meu entender não deveria acontecer jĂĄ que a Lei previa isenção. Levamos essa demanda ao Executivo e tivemos a sensibilidade e apoio desta gestão", explicou o vereador Nardi Arruda, que defendeu a proposta.

Depois de uma reunião na semana passada na Câmara com a equipe da Secretaria Municipal da Receita e com o secretĂĄrio Luiz Fernando Verdine Salomon, o Executivo encaminhou o Projeto de Lei Complementar para a Câmara. A proposta altera a Lei Complementar nÂș 38/2009, acrescentando o 7Âș parĂĄgrafo ao artigo 3Âș, estabelecendo que a taxa zero retroage à data da vigĂȘncia da Lei Complementar Federal nÂș 147, de agosto de 2014.

Em resumo, segundo o vereador Nardi Arruda, que relatou a matéria, "é 100% de gratuidade para o MEI de São José".

Nardi Arruda agradeceu e parabenizou o prefeito Orvino; o vice-prefeito Michel Schlemper; o secretĂĄrio Municipal de Receita, Luiz Fernando Verdine Salomon; toda equipe da Prefeitura e aos colegas vereadores, que aprovaram por unanimidade a proposta. "É mais uma vez Executivo e Legislativo trabalhando de forma conjunta para o bem-estar dos munícipes e do desenvolvimento ordenado de São José, a Cidade das Oportunidades!", comemorou Nardi Arruda.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec