Garotas Acompanhantes de Goias
SEM I

Passarela da Cidadania, em Florianópolis, ganha novo curso profissionalizante para pessoas em situação de rua

Projeto "Passarela da Moda" conta ainda com brechó solid√°rio no local

Por Administrador em 03/05/2024 às 13:17:45
Fotos: Allan Carvalho/PMF

Fotos: Allan Carvalho/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Assist√™ncia Social do município, inaugura mais um curso profissionalizante para os acolhidos da Passarela da Cidadania. O projeto "Passarela da Moda", em parceria com a ONG Passarela com Propósito, oferece curso com corte, modelagem, costura, croch√™ e tricô, a partir do apoio do curso de Moda, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Entretanto, uma novidade, o curso trabalha o emocional dos participantes com parceria da Febracis, escola de negócios e atendimentos do SEBRAE sobre empreendedorismo.

As salas de costura e de palestra sediarão boa parte das aulas. No local, h√° ainda um brechó solid√°rio com dois propósitos: quem quiser comprar l√° ter√° o dinheiro revertido às pessoas em vulnerabilidade social e os próprios participantes podem pegar roupas do brechó para entrevistas de emprego depois de concluirem a formação profissional. "A ideia é trabalharmos o emocional dos participantes com o apoio das instituições de empreendedorismo e mostrar que existem caminhos", explica o prefeito de Florianópolis, Top√°zio Neto. "Depois de incentivar a mudança, diversos cursos são oferecidos para capacitação teórica e pr√°tica. Essa é mais uma das medidas da Assist√™ncia Social para a saída destas pessoas da vulnerabilidade".

O projeto "Passarela da Moda" começa com o trabalho emocional dos acolhidos, em seguida, o SEBRAE traz informações de empreendedorismo e como se tornar um empreendedor. Depois disso, o curso de moda começa. Este formato foi pensado para garantir a perman√™ncia dos participantes. Serão em torno de 120 pessoas impactadas na primeira fase do projeto. Além do curso inaugurado hoje, o Centro de Formação Profissional j√° oferece curso de cabeleireiro, manicure e pedicure, em parceria com o Senac.

A presidente da ONG Passarela com Propósito, Silvana Comin, explica que "são diversos conteúdos, cada palestra diferente da outra e todas trazendo mais autoestima, mais autoresponsabilidade e com objetivo de recuperar estas pessoas que perderam sua identidade e são tão importantes para nossa sociedade. É um resgate humano para, em seguida, resgatar o profissional daquela pessoa".


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec