ALESC 10-05 08-06

Agentes visitam 114.713 famílias no cerco a dengue em 2022

Equipe realizou o monitoramento do mosquito, instalou armadilhas no Município, tratou de 2.038 focos e realizou campanhas de conscientização em escolas e nos postos

Por Administrador em 19/12/2022 às 14:33:29
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Não é de hoje que a Prefeitura de São José, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, trava uma batalha contra o mosquito Aedes Aegypt. De acordo com o balanço de 2022, foram encontrados 3.917 focos do mosquito causador da dengue. Do total, foram tratados 2.038 focos.

Os agentes de combate às endemias (ACE) monitoraram 114.713 imóveis em cada um dos ciclos de visitas domiciliares de rotina; instalaram 700 armadilhas em todo o Município em um raio de 300 metros de distância uma das outras. Um dos agentes responsáveis realiza a visita das armadilhas a cada sete dias, ao total foram feitas 34.368 inspeções.

As armadilhas servem como um termômetro para indicar possíveis focos e estão espalhadas pelos bairros Colônia Santana, Sertão do Maruim, Alto de Forquilhas, Forquilhas, Picadas do Norte, Picadas do Sul, Forquilhinhas, Campinas, Kobrasol, Ponta de Baixo, Centro, Praia Comprida, Área Industrial, Flor di Nápoles, Fazenda Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Roçado, Bosque das Mansões, Bela Vista, Areias, Santos Dumont, Barreiros, Potecas, São Luíz, Santos Saraiva, Jardim Cidade, Bairro Ipiranga, Real Parque, Pedregal, Serraria, José Nitro e Jardim Zanelato.

O órgão realizou seis ações de bloqueio de transmissão para fechar o cerco contra o mosquito; 5.184 inspeções em pontos estratégicos, analisou 4.771 amostras de larvas coletadas e analisadas em 2022. A equipe também manteve ativamente a conscientização da população sobre os riscos e procedimentos para evitar a proliferação da praga, por meio de visitas às escolas da rede municipal, informativos nos postos de saúde, durante as próprias visitas às residências e também, participando de todos os Mutirões do Projeto Prefeitura em Ação, que tem como objetivo fazer a manutenção de limpeza e estrutura dos bairros.

A Prefeitura de São José também disponibilizou, por meio da Ouvidoria da Secretaria de Saúde, um canal para os moradores registrarem as possíveis ocorrências do mosquito, no telefone 0800 645 9889. Neste ano foram feitos 340 atendimentos.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec