SEM I

Forquilhinha é alvo de inseticida contra mosquito da dengue

Ação foca em depósitos de reciclagem próximos ao Centro Educacional Infantil Antônio Francisco Machado

Por Administrador em 19/04/2023 às 18:09:51
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

A Prefeitura de São José, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, em ações pontuais nos bairros. Nesta semana (19) o alvo escolhido foi a Forquilhinha – que teve mais de 200 infectados – recebendo inseticida em pontos estratégicos como depósitos de reciclagem próximos ao Centro Educacional Infantil Antônio Francisco Machado (Forquilhão). São presas fáceis para o acúmulo de água parada e consequentemente, morada do mosquito que já infectou 2.613 josefenses até agora.

Para a tarde desta quarta-feira (19,) caso o tempo permaneça estável, sem rajadas de vento que interfirem na pulverização, a equipe partirá para o loteamento Vila Formosa e Los Angeles. Desde o início de março, quando a Prefeitura decretou epidemia de dengue, o combate ao mosquito ganha reforço no quadro de agentes de endemias, que vem promovendo mutirões nas áreas mais infectadas. Nos canais da Ouvidoria, a população tem feito o dever de casa denunciando situações de risco à saúde pública.

Apesar de muitas pessoas estarem seguindo as recomendações, ainda há uma parcela de cidadãos desatenta aos cuidados com as caixas d"água, piscinas e demais locais que possam acumular água no terreno. CNo balanço de março, foram realizadas 9.236 visitas em domicílio, sendo que pelo menos 10% dos moradores deixaram a caixa d"água descoberta – em 56 delas foram constatadas larvas do mosquito.


SUSPEITA DE DENGUE

Em caso de suspeita de dengue, a Secretaria de Saúde orienta o cidadão a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do domicílio. Lá, os profissionais farão os encaminhamentos necessários e também vão acionar a Vigilância Epidemiológica, que costuma investigar as redondezas de onde mora o infectado, identificando assim possíveis focos.


DENÚNCIA

As denúncias de terrenos mal cuidados devem ser feitas para a Ouvidoria da Saúde pelo 0800 645 9889. O denunciante deve anotar o número do protocolo para acompanhar no sistema o que ocorreu durante a vistoria. É importante lembrar também que, caso os agentes não encontrarem larvas no local denunciado, o denunciante pode direcionar a reclamação para a Ouvidoria Geral pelo 0800 644 9040, para que o morador seja orientado a organizar o espaço, evitando focos futuros.


Karoline Ribeiro
Secom/PMSJ

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec