Entrega da revitalização do Parque de Coqueiros ter√° programação especial no s√°bado (11)

Data ser√° marcada com evento Cultura Man√© e outras atrações para a diversão de pessoas de todas as idades

Por Administrador em 10/11/2023 às 15:52:30
Foto: Lêo Russo/PMF

Foto: Lêo Russo/PMF

A Prefeitura de Florianópolis vai entregar no próximo s√°bado (11), não apenas mais uma √°rea de lazer à beira-mar do Continente revitalizada, mas, a maior delas: o Parque de Coqueiros, com seus 35.288 metros quadrados. E tudo foi planejado e executado buscando atender às necessidades das pessoas de todas as idades, possibilitando que famílias inteiras e pets usufruam dos equipamentos. Afinal, o espaço é um dos mais procurados da cidade, aos finais de semana, no ano inteiro.

"Acompanhamos essa obra de perto e estamos entregando um parque moderno, totalmente revitalizado e adequado, mantendo as características dele e resolvendo alguns problemas históricos, como nível de alagamento e outras situações. Ele foi pensado para diversão e lazer de toda a família", comemora o Prefeito Top√°zio Neto.

E, para marcar a data dessa importante entrega de obra, haver√° uma ampla programação: o evento Cultura Mané e tendas de atendimento da saúde tirando dúvidas e aferindo pressão, feira de artesanato, atrações no palco principal e brinquedos infl√°veis.

Para o secret√°rio de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, "é uma obra importante porque trouxe uma série de melhorias para o maior parque que a gente tem de uso na cidade, destino de muitos usu√°rios não só da região continental, mas de toda Florianópolis.


Atrativos do parque

Agora, as crianças vão dispor de playground ampliado com brinquedos modernos e acessíveis, inclusive, com piso emborrachado. Ali√°s, o cuidado em garantir acessibilidade e conforto aos frequentadores ao longo do parque pode ser verificado nos decks e pergolados de madeira que permitem descanso ao ar livre à sombra. Para isso, no entanto, foram introduzidas algumas estruturas do tipo, e reformadas outras, e revitalizado o paisagismo. Assim como trocado o pavimento da pista compartilhada pelos que gostam de caminhada e por ciclistas, que era de concreto, e passou a ser de asfalto, considerado mais flexível, além de duradouro. E as quatro faixas da pista, duas em cada sentido, claro, tiveram a pintura renovada.

Os mais crescidinhos, no entanto, devem desfrutar da remodelação e ampliação da √°rea esportiva, um dos destaques da revitalização do Parque de Coqueiros. É que esse lugar com uma das vistas mais bonitas da região continental ganhou duas quadras de beach tennis, e ainda vai contar com uma quadra de futevôlei e uma quadra poliesportiva, além de dois campos de futebol (um sintético e um de grama natural). Na versão anterior, a √°rea de lazer tinha dois campos de futebol – o sintético que foi reformado e um de areia - e tr√™s quadras, de basquete, futevôlei e vôlei de praia.

J√° os idosos t√™m um lugar no parque pra chamar de seu: vão poder exercitar-se nas academias de gin√°stica da terceira idade com equipamentos novos e nos aparelhos de alongamento reformados. E, ao circularem pelo parque, vão dispor de acessos seguros de pavimento em paver (blocos de concreto intertravados). Enquanto que, pensando nos bichinhos de estimação, foi revitalizado o petplace, que também dispõe de novos brinquedos.

Na revitalização ainda foram feitas benfeitorias que não ficam aparentes, mas são igualmente importantes. É que os trechos do terreno que alagavam em dias de maré alta foram elevados, bem como melhorado o sistema de drenagem, para evitar que a situação volte a se repetir. Além do que, houve √°reas que foram regularizadas para plantio de grama e jardinagem. No mais, foi reformada a edificação onde funciona a administração e os sanit√°rios do Parque de Coqueiros, localizado na Avenida Engenheiro Max de Souza e relativamente próximo à cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo.

As obras de revitalização foram conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, e executadas pela empreiteira Satélite Construções e Engenharia Eireli – EPP. Elas correspondem a um investimento da ordem de R$ 4,2 milhões.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec