ALESC 10-05 08-06

Batalhão de Aviação coordena esforços humanit√°rios em meio a desastres naturais

Por Administrador em 20/11/2023 às 17:56:29
Foto/PMSC

Foto/PMSC

Em resposta às intensas chuvas que assolaram Santa Catarina nos últimos dias, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar do estado (BAPM) est√° desempenhando um papel crucial em operações conjuntas com o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Rodovi√°ria Federal, Polícia Militar do Paran√° e outras entidades públicas.

Desde o início das operações na sexta-feira, 17 de novembro, a unidade realizou inúmeras missões de resgate, enfrentando enxurradas, ventanias e a r√°pida elevação do nível das √°guas.

Na cidade de Trombudo Central, 29 pessoas foram resgatadas de situações extremas, encontrando-se ilhadas nos telhados de suas resid√™ncias, ameaçadas pelo iminente risco de inundação.

Além disso, o BAPM coordenou o transporte de vítimas e pacientes de Pouso Redondo para Rio do Sul, incluindo o urgente deslocamento de um paciente necessitando de transplante de fígado para Blumenau. Em outra missão delicada, um beb√™ de 5 meses, oriundo de Agronômica e demandando cuidados hospitalares especiais, foi transferido para Rio do Sul.

O Batalhão de Aviação da PMSC, além das operações de resgate e transporte de pacientes, est√° realizando entregas de mantimentos em comunidades isoladas pelas cheias. Graças ao apoio aéreo da Polícia Militar, diversas missões de socorro à comunidade foram concluídas no s√°bado, 18, e domingo, 19.

Dentre os feitos not√°veis em 18 de novembro, destaca-se o transporte de uma gestante em uma √°rea isolada, prestes a ser atingida pela correnteza em Rio do Sul, o deslocamento de um paciente com câncer avançado que necessitava de atendimento especializado urgente, o transporte de quatro pacientes para tratamento de hemodi√°lise de Taió para Rio do Sul, e o transporte de quatro pacientes de Trombudo Central e Rio do Oeste para tratamento de hemodi√°lise em Rio do Sul.

No dia 19 de novembro, as operações continuaram com o transporte de diversos pacientes para hemodi√°lise de Salete e Taió para Rio do Sul, o deslocamento de uma mãe e filho para Rio do Campo visando tratamento especializado para autismo, o transporte de alimentos, √°gua e medicamentos para comunidades isoladas em Rio do Sul, o transporte de um paciente para tratamento oncológico de Rio do Oeste para Rio do Sul, e o atendimento emergencial a um homem que sofreu traumatismo crânioencef√°lico grave após ser atingido pelo coice de um cavalo enquanto tentava retirar o animal de uma √°rea inundada em Ituporanga.

Durante todo esse período, o BAPM continua realizando o transporte de policiais militares do 13¬ļ Batalhão de Polícia Militar e de outras unidades policiais para reforço no policiamento local nas cidades isoladas pela enchente, incluindo Rio do Oeste, Laurentino, Aurora, Trombudo Central, Braço do Trombudo e Agrolândia.

A ação coordenada demonstra a dedicação e a efici√™ncia das forças de segurança em garantir a segurança e o bem-estar da população catarinense em situações de crise.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec