SEM I

Setor Odontológico: Tratamento oral sustentável chega em Maravilha (SC)

Por Administrador em 31/01/2024 às 18:47:30
A inclusão da saúde bucal na agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável transforma tendências do setor e da indústria odontológica. Empresa modelo holandesa, Bluem, começa conscientização m

A inclusão da saúde bucal na agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável transforma tendências do setor e da indústria odontológica. Empresa modelo holandesa, Bluem, começa conscientização m

O Setor Odontológico no Brasil apresentou um grande avanço nos √ļltimos anos, seja pelo aumento da consci√™ncia sobre a import√Ęncia da sa√ļde bucal, o crescimento na quantidade de profissionais formados na √°rea e a procura espec√≠fica por soluções estéticas. De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil possui atualmente 372.753 cirurgiões-dentistas, ou 20% do total global de profissionais. Ou seja, um em cada cinco profissionais são brasileiros.

Considerando uma população total de 212,6 milhões, isso se traduz em 570 habitantes/cirurgião-dentista. Trata-se de uma das maiores médias do mundo. Dado como serviço essencial, esse setor possui muita relev√Ęncia e expectativa alta constante. Foram movimentados cerca de R$181,16 bilhões até o √ļltimo ano, segundo levantamento da companhia irlandesa Research and Markets. Para se ter uma ideia, somente o mercado global de implantes dent√°rios deve faturar US$ 18 bi até 2027. Porém, os tempos mudaram, a realidade é outra e toda essa ind√ļstria ao redor do mundo precisou se reinventar. A agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa) é um dos pilares destaque no mundo e deve entrar ainda mais no circuito de negócios das empresas para 2024.

A inclusão da sa√ļde bucal na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustent√°vel reacendeu a necessidade de princ√≠pios que ainda são poucos conhecidos e praticados no Brasil. Nesse cen√°rio, a empresa Bluem se tornou modelo de sustentabilidade quando o quesito é ind√ļstria.

Para isso, o Diretor de Novos Negócios da empresa oral care holandesa Bluem, William Oliveira, estar√° presente no munic√≠pio de Maravilha, localizado no estado de Santa Catarina, no dia 06 de fevereiro a fim de apresentar e incentivar as pr√°ticas sustent√°veis da empresa em mais uma região. "A sociedade est√° cada vez mais desafiada a se reinventar diante da demanda crescente, a qualidade aplicada e as exig√™ncias necess√°rias que os recursos finitos da Terra aplicam.

O sucesso da odontologia é permeado pelos longos estudos promovidos pelas empresas, as tecnologias aplicadas e os bons resultados obtidos," afirma William Oliveira. A Odontologia sustent√°vel inclui a dimensão da sustentabilidade na ind√ļstria, na vida profissional do Cirurgião-Dentista e no dia a dia dos brasileiros/pacientes em tr√™s aspectos: preservação dos recursos naturais, desenvolvimento econômico e valorização humana. O cirurgião-dentista e CEO da Bluem Brasil, Eduardo Delage, diz que em seus anos de carreira foi preciso repensar como aplicar no Brasil as pr√°ticas sustent√°veis adotadas em outros pa√≠ses.

"Conheci a Bluem em sua terra natal, a Holanda. Os princ√≠pios da empresa são reflexo da cultura e pol√≠tica holandesa. O pa√≠s é muito ativo na ordem mundial, sendo a sede da Corte Internacional de Justiça, do Tribunal Penal Internacional, da Organização para Proibição de Armas Qu√≠micas e da Age?ncia de Intelig√™ncia da Europa. E signat√°ria do Protocolo de Kyoto, que propõe a redução da emissão de gases do efeito estufa, membro-fundador da União Europeia e integrante da Organização do Tratado do Atl√Ęntico Norte", afirma Delage, respons√°vel por trazer a Bluem h√° 3 anos ao Brasil.

Os produtos desenvolvidos pela empresa são a base de oxig√™nio ativo em sua fórmula, uma tecnologia 100% sustent√°vel. O oxig√™nio ativo é um componente bactericida com a capacidade de aumentar o metabolismo celular, aumentar a s√≠ntese de col√°geno, estimular os fatores de crescimento das células e a formação de novos vasos sangu√≠neos, resultando em uma melhor cicatrização e melhora na sa√ļde bucal. Enquanto isso, os produtos encontrados nas prateleiras dos supermercados utilizam-se de propriedades nocivas ao ser humano e ao meio-ambiente, como Lauril éter sulfato de sódio e o Triclosan.

Um c√°lculo feito por pesquisadores demonstra que, se metade da população do pa√≠s escovar os dentes tr√™s vezes ao dia, 100 toneladas de res√≠duo poluidor serão produzidas em um ano. Um risco para plantas e animais aqu√°ticos a curto, médio e longo prazo.

O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Elson Longo explicou o caminho do res√≠duo que sai da pasta de dente. "Vai para os rios e lagos e depois, finalmente, para o mar", disse. "Proteger a natureza, cuidar do meio ambiente e atender aos ditames ambientais internacionais na produção e, na medida do poss√≠vel, reduzir os impactos das emissões de gases do efeito estufa tem sido a bandeira verde na nossa pol√≠tica e nos projetos que firmamos e continuaremos firmando no pa√≠s", assegura William.


Sobre a Bluem

Eduardo Delage é um dos sócios-fundadores respons√°veis por trazer a Bluem ao Brasil.

William Oliveira, Diretor de Novos Negócios da Bluem Brasil, respons√°vel pelas " key account", novas parcerias com grandes clientes.

A marca foi fundada em 2010, na Holanda, e hoje est√° presente em mais de 50 pa√≠ses, e desde 2015, no Brasil. Em 2020, a empresa abriu f√°brica própria nacional.

Creme dental, gel, espuma e enxaguatório bucal apresentam fórmula exclusiva baseada em oxig√™nio ativo e lactoferrina indicada para uso no pré, durante e pós cirurgias, e no uso di√°rio para a melhora da sa√ļde bucal.

A linha de produtos Bluem, ganhou pelo quinto ano consecutivo na Holanda, o pr√™mio BEST PRODUCT OF THE YEAR, sendo os principais produtos vencedores da categoria, do pr√™mio anual, o Creme oral com tr√™s pr√™mios 2017 -2021 e 2022, Enxaguatório bucal 2018 e a Espuma oral em 2020

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec