RG Pet CMF

Dengue em SC: remessa com 29 mil doses da vacina contra a doença chegaram ao estado nesta quarta-feira (21)

Por Administrador em 22/02/2024 às 17:41:37
Foto: Ricardo Trida / SECOM

Foto: Ricardo Trida / SECOM

As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 21, e outras 14.100 doses chegaram na horas seguintes somando 29.100* na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes dispon√≠veis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Sa√ļde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 munic√≠pios da região Norte. A Secretaria de Estado da Sa√ļde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), far√° a distribuição das vacinas aos munic√≠pios contemplados j√° nesta quinta-feira, 22.

:: Dengue: estado ultrapassa 17 mil casos prov√°veis da doença

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas. A Secret√°ria de Estado de Sa√ļde, Carmen Zanotto, destaca que vacinar as crianças contra a doença é importante, mas é apenas mais uma das estratégias de enfrentamento à doença.

"Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população ser√° contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular √°gua", ressalta a secret√°ria.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necess√°rio alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção est√° vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.

LISTA DOS MUNIC√ćPIOS CONTEMPLADOS:

  • Barra Velha
  • Corup√°
  • Guaramirim
  • Jaragu√° do Sul
  • Massaranduba
  • São João do Itaperi√ļ
  • Schroeder
  • Araquari
  • Balne√°rio Barra do Sul
  • Garuva
  • Itapo√°
  • Joinville
  • São Francisco do Sul


Foto: Ricardo Trida / SECOM

Seleção dos munic√≠pios contemplados com a vacina

Foram selecionados para receber as doses da vacina, segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do Ministério da Sa√ļde, "os munic√≠pios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos √ļltimos 10 anos, incluindo os demais munic√≠pios das suas regiões de sa√ļde de abrang√™ncia, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemerg√™ncia recente) e pelo maior n√ļmero de casos no monitoramento 2023/2024 (SE-27/2023 à SE-02/2024)

:: Confira o informe técnico do Ministério da Sa√ļde na √≠ntegra aqui

A ordem de distribuição das doses, ainda segundo o Informe Técnico, "foi definida seguindo tr√™s parâmetros: o primeiro é o rankeamento das Regiões de Sa√ļde e Munic√≠pio, o segundo é o quantitativo de doses necess√°rios para a população-alvo conforme a disponibilidade de doses (previsão de entrega pelo fabricante) e o terceiro é o c√°lculo do quantitativo total de doses entregue em apenas uma remessa ao munic√≠pio."


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec