RG Pet CMF

CASAN prossegue monitoramento ambiental da baía do Saco Grande e rios do Monte Verde

Por Administrador em 23/02/2024 às 21:20:44
Projeto Socioambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande / João Paulo / - Foto: Acervo CASAN

Projeto Socioambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande / João Paulo / - Foto: Acervo CASAN

Com o objetivo de monitorar a qualidade ambiental da região que est√° recebendo obras de esgotamento sanit√°rio, a CASAN segue a coleta de √°gua e sedimentos na baía do Saco Grande, em Florianópolis. As amostras foram obtidas próximo à Praia do João Paulo e nos rios Vadik e Pau do Barco, nos bairros Monte Verde e Saco Grande.

Dez pontos da região estão sendo monitorados, sete localizados na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós). H√° também acompanhamento e coletas em tr√™s locais de √°rea urbana, ao longo do curso dos rios. Os materiais passarão por an√°lise laboratorial de indicadores físico-químicos determinados pela legislação ambiental (CONAMA n¬į 357/05 e CONAMA n¬į 454/14).

O objetivo é acompanhar a evolução dos indicadores ambientais, comparando o período anterior, o período atual de implantação e o futuro, após a conclusão das obras e início de operação da infraestrutura. Com os dados também ser√° possível avaliar a efici√™ncia do tratamento de efluentes da ETE João Paulo. Atualmente, a falta de infraestrutura sanit√°ria torna a região vulner√°vel à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens.

Na baía do Saco Grande, a Companhia também executa ações de monitoramento dos chamados blooms de fitoplâncton. Os blooms são florações anormais de microalgas estimuladas pelo aumento excessivo de matéria orgânica nos cursos de √°gua. Eles podem ocasionar a mortandade de peixes e outras espécies da fauna aqu√°tica, em um processo conhecido como eutrofização.

O monitoramento é intensificado no verão, período em que as florações podem ser mais frequentes. Todos os programas ambientais executados pela CASAN durante a implantação do sistema de esgotamento sanit√°rio foram aprovados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).


SES Saco Grande

A implantação do Sistema de Esgoto Saco Grande/Monte Verde est√° em andamento com a construção da ETE João Paulo e o assentamento de rede coletora nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.

Moradores de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com a infraestrutura de esgoto, possibilitando o início da operação da rede de coleta j√° instalada na região. A implantação do SES tem investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos junto à Ag√™ncia de Cooperação Internacional do Japão (JICA).


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec