RG Pet CMF

Bombinhas e Florianópolis t√™m √°reas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente

Por Administrador em 25/03/2024 às 14:17:36

Est√° suspensa a retirada, o consumo e a comercialização de moluscos bivalves (ostras mexilhões, vieiras e berbigões) nas comunidades de Zimbros e Canto Grande – no município de Bombinhas e nas praias do Forte e Sambaqui – em Florianópolis. A interdição tempor√°ria foi confirmada nesta sexta-feira, 22, pela Cidasc.

A medida se justifica pela detecção da ficotoxina √°cido okadaico, presente em níveis acima do limite previstos na legislação. Quando consumida por seres humanos, essa toxina pode ocasionar n√°useas, dores abdominais, vômitos e diarréia.

Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a proced√™ncia e inocuidade destes produtos. As instituições públicas respons√°veis pela fiscalização sanit√°ria do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as provid√™ncias pertinentes as suas √°reas de atuação.

A Cidasc far√° novas coletas para o monitoramento das √°reas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas an√°lises ser√° definida a liberação ou a manutenção da interdição das √°reas afetadas.

Em caso de sintomas, a orientação aos consumidores desses produtos é que procurem atendimento na unidade de saúde mais próxima e realizem a notificação a Vigilância Epidemiológica ou Vigilância Sanit√°ria municipal.


Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e realiza o monitoramento permanente das √°reas de cultivo de moluscos bivalves. O Programa Estadual de Controle Higi√™nico Sanit√°rio de Moluscos Bivalves é um dos procedimentos de gestão e controle sanit√°rio da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec