ALESC 10-05 08-06

Pol√≠cia Militar de SC: Atividade potencialmente poluidora √© flagrada em Chapecó

Por Administrador em 12/04/2024 às 14:01:14

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio dos policiais militares do 2¬ļ Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizaram a fiscalização de uma atividade potencialmente poluidora de uma empresa que estava em desacordo com as regras permitidas. Os trabalhos foram realizados na terça-feira, 9, no município de Chapecó.

No local, foi verificado que empresa fazia lançamento de efluente líquido e sólido oriundo do processo produtivo, diretamente no solo fora dos limites da planta industrial.

A atividade da empresa é voltada para o ramo da indústria de concretos e argamassas, porém, durante a fiscalização os policiais militares verificaram que a atividade potencialmente poluidora estava sendo operada em desacordo com a previsão da Licença Ambiental de Operação concedida, pois lançava os resíduos diretamente para fora dos tanques de decantação, sem passar pelo processo adequado.

Durante a vistoria, logo abaixo do ponto inicial de lançamento, j√° em meio uma mata nativa, era visível a formação de espuma em uma vala por onde os efluentes escorriam, tal fato se dava pela agitação da √°gua e o contato do material carreado com o oxig√™nio, fazendo com que o fenômeno ficasse visível.

Ainda, no p√°tio da empresa os policiais militares encontraram v√°rias outras irregularidades, como tanque de combustível e tanques de armazenamento de corantes usados na produção da matéria prima da empresa com vazamento em bacia de contenção com problemas na impermeabilização e rachaduras no piso, sistema separador de √°gua e óleo sem manutenção, e o armazenamento de resíduos classe II A e II B diretamente no solo sem qualquer cobertura.

Deste modo, o propriet√°rio da empresa foi responsabilizado criminal e administrativamente, bem como foi suspensa a atividade que era operada fora dos limites legais concedidos.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec