Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4

Mais de 70% dos profissionais da educação de SC estão com a vacinação contra a Covid-19 completa

Os dados est√£o dispon√≠veis no Vacin√īmetro do Estado e incluem trabalhadores das redes p√ļblica e privada, do ensino b√°sico ao superior

Por Administrador em 13/10/2021 às 16:03:29
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina superou a marca de 146 mil profissionais da educa√ß√£o com a imuniza√ß√£o completa contra a Covid-19, número que representa 72,9% da categoria. Os dados est√£o disponíveis no Vacinômetro do Estado desta quarta-feira, 13, e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino b√°sico ao superior.

"Em fevereiro, tivemos um retorno às aulas presenciais pioneiro no país, que foi muito exitoso e serviu de modelo para outros estados. Essa conquista, comprovada pelos baixos índices de contamina√ß√£o nas escolas estaduais, foi mérito de muito trabalho dos professores. A vacina deu mais seguran√ßa a eles e a antecipa√ß√£o também foi um reconhecimento a este esfor√ßo. A educa√ß√£o catarinense n√£o pode parar", afirma o secret√°rio de Estado da Educa√ß√£o, Luiz Fernando Vampiro.

A vacina√ß√£o dos profissionais da Educa√ß√£o em Santa Catarina come√ßou no dia 26 de maio e, ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95% deles j√° tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo priorit√°rio mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimenta√ß√£o, transporte, seguran√ßa e servi√ßos gerais em escolas e órg√£os administrativos de Educa√ß√£o.

Somada ao cumprimento das normas sanit√°rias estabelecidas no Plano de Conting√™ncia da Educa√ß√£o (PlanCon Edu), que foi atualizado em agosto, a estratégia de adiantar a vacina√ß√£o de trabalhadores da √°rea contribuiu para um baixo índice de contamina√ß√£o nas escolas da rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educa√ß√£o (SED) faz acompanhamento di√°rio de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas escolas a partir das informa√ß√Ķes preenchidas pelos próprios gestores escolares. Desde o início do ano letivo, o percentual de contaminados esteve sempre abaixo de 1% entre os professores e 0,2% entre alunos.


Censo Escolar Catarinense

Os 201 mil profissionais da Educa√ß√£o em Santa Catarina foram identificados por meio de um levantamento com informa√ß√Ķes detalhadas sobre as redes pública e privada, do Ensino B√°sico ao Superior, em todo o estado. Chamado de Censo da Educa√ß√£o Catarinense, este projeto inédito foi criado para acelerar e organizar a vacina√ß√£o da categoria, de forma que agora pode ser utilizado para planejar e criar políticas públicas para qualificar o setor.


Comitê de Retomada das Aulas Presenciais

Todas as medidas sanit√°rias para defini√ß√£o de grupos priorit√°rios da vacina√ß√£o e atendimento presencial das escolas s√£o tomadas em conjunto pelo Comit√™ Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais, formado por 14 entidades. Além da SED, integram o grupo a Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil de Santa Catarina, Tribunal de Contas, Ministério Público de Santa Catarina, Comiss√£o de Educa√ß√£o, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Conselho Estadual de Educa√ß√£o (CEE), Funda√ß√£o Catarinense de Educa√ß√£o Especial, Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (Undime), Federa√ß√£o Catarinense dos Municípios (Fecam), Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, Uni√£o Nacional dos Conselhos Municipais de Educa√ß√£o, Sindicato dos Trabalhadores em Institui√ß√Ķes de Ensino Particular e Funda√ß√Ķes Educacionais e Federa√ß√£o de Trabalhadores do Magistério.

Comunicar erro
Galego Bar e Restaurante

Coment√°rios

Orsitec