SEM I

Outubro, mês de fundação e de aniversário do Lira Tênis Clube

Assista os vídeos dos últimos quatro anos do evento de Jantar e Baile de Aniversário

Por Administrador em 12/10/2020 às 18:15:46
Foto/LiraTênisClube

Foto/LiraTênisClube

O Lira foi fundado em 07 de outubro de 1926 na fusão de dois clubes florianopolitanos: Sociedade Lyra, fundada em julho de 1920 e o Tennis Club Florianópolis, em dezembro de 1922. Isto ocorreu em julho de 1926, porém oficializado em 7 de outubro, na sede instalada no bairro Chácara de Espanha. Teve como primeiro presidente o empresário Victor Busch.

Em 29 de março de 1927, a mesma foi transferida para as Ruas Tenente Silveira e Felipe Schmidt, atualmente tendo como entrada principal na Rua Felipe Schmidt. Até hoje conhecido como "clube da colina", justamente por estar instalado nos altos da Felipe Schmidt.

"O empreendimento do novo Lira foi concretizado com a permuta do terreno do Clube, localizado no Bairro Córrego Grande e adquirido em junho de 1973.

Na primeira década do ano 2000, os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria Executiva trabalharam para viabilizar o planejamento e a construção dos 8.400 m² de áreas comerciais e de lazer que passaram a integrar o atual Complexo Center Lira".

As primeiras atividades principais e oficiais do clube foram surgindo a partir de sua existência, entre as quais inerentes às áreas esportivas, como Tênis, Basquete, posteriormente a Natação; eventos entre os quais, o Carnaval, os grandes bailes, entre muitos outros.

Por exemplo, SOBRE O TÊNIS, considerada atividade tradicional do LIRA ao longo destes 94 anos, hoje dispõe de duas quadras de tênis oficiais e uma não oficial para aula infantil e bate bola. Consideradas por Guga, quadras comparáveis a ROLAND GARROS, e que revelou vários campeões, como o próprio Guga Kuerten, Márcio Carlsson, Jorge Weckerle e Walter Bello Wanderley. Além da freqüência assídua dos sócios, são realizados diversos torneios e também a ESCOLINHA GUGA.

SOBRE O BASQUETE: Que proporcionou ao clube o Tricampeonato Estadual de Basquete nos anos 1956, 57 e 58, foi substituída pela piscina, inaugurada em 6 de janeiro de 1966, que hoje é uma das atividades mais freqüentadas pelos sócios, com piscina semiolímpica com teto reversível e piscina de hidroginástica.

ATIVIDADES SOCIAS E EVENTOS: Um fato inédito é sobre o primeiro Baile Municipal realizado no clube em 1962, na época o presidente era Walter Wanderlei (embora os bailes tradicionais passassem a ser realizados desde sua fundação). Bailes municipais na ocasião só eram realizados somente no Rio de Janeiro, Recife, e no Lira, em Florianópolis. Eram apenas três bailes municipais pelo País.

A tradição do Carnaval sempre esteve viva nos anais do clube. Há muitos anos. O clube levava às ruas o seu "bloco carnavalesco", porém a cidade inchou de foliões com as ruas totalmente tomadas, e esta atividade passou a ser concentrada no espaço do BAR DAS PISCINAS do clube a partir de 2013.

O LIRA é o único clube no Brasil que oferece aos sócios e à sociedade 6 dias de atividades de eventos de Carnaval. Entre as quais a já famosa FEIJOADA; o BAILE ADULTO na segunda-feira e os bailes infantis.

E além dos demais eventos, como DIA DAS MÃES; DIA DOS PAIS; Encontro do Vinho; Encontro dos Remidos; o LIRA fica marcado anualmente pela tradicional festa JANTAR e BAILE de Aniversário, realizado sempre na primeira semana de outubro de cada ano, a exemplo deste ano, seria realizado neste último dia 09 de outubro.

Mas foi a partir de 2013 que as atividades no clube se intensificaram, com a realização de novos eventos e principalmente, com a freqüência de mais de 5 mil pessoas nos eventos do CARNAVAL, e bailes adulto (que passou a ser realizado às segundas-feiras) e infantil com salões lotados.

Tudo isto sem falar nos demais eventos semanais e mensais realizados no espaço do BAR das PISCINAS aos demais salões de festas. Além também dos eventos esportivos, como o XADREZ, DOMINÓ, SINUCA. ETC.

Informando que o LIRA TÊNIS CLUBE hoje possui 5 espaços para realização de eventos, todos climatizados e alguns com tratamento acústico e sonorizados.

Lembrando também que o BAR DAS PISCINAS hoje conta com espaço GOUMERT anexo, especialmente para os sócios. O BAR é aberto diariamente para almoço, café e janta. Sem esquecer da realização do tradicional HAPPY HOUR nas sextas-feiras (ausente por causa da pandemia).

OUTRAS ATIVIDADES: Esportivas, saunas masculina e feminina, academia de musculação, salão de beleza, espaço kids, bar e restaurante, amplas garagens (200 vagas), ambientes com iluminação econômica (LED), cisterna para 25 mil litros de águas pluviais, lojas comerciais para locação, entre outros serviços.
O Lira, aos seus 94 anos de história, se constitui em um local de encontro de amigos e de saudável prática de atividades social e desportiva. Formador de campeões. Para muitas famílias, a segunda casa. Tem sido agraciado com o Troféu Top de Marcas, como o Clube Social mais lembrado pela comunidade da Grande Florianópolis.

A partir dos anos 80 o quadro de eventos começou a mudar na cidade e no Estado, com o aparecimento de novas opções de diversão, antes privilégio só dos clubes. Discotecas, casas de shows, shopping centers e os próprios condomínios, com suas amplas áreas de lazer, "roubaram" o público, porém, o Lira Tênis Clube não mudou e ao longo dos últimos anos vem "repaginando" suas atividades, sempre resgatando as melhores opções em prol do associado e da sociedade.

"Observando que neste ano de 2020, em virtude da pandemia, o clube não realizou seu grande baile e jantar de aniversário".

No Hino, especialmente preparado pelo Pe. Ney Brasil Pereira e assessorado por Ademar Arcângelo Cirimbelli , foi criado em ocasião da comemoração do 90º aniversário do Clube:

Refrão:

No alto da Colina / da Ilha encantada,

Um Clube despontou.

Os anos se passaram / e o Lira bem garboso

A todos conquistou!

Tal como a Ponte, da Cidade símbolo,

O nosso Clube se cobriu de glória.

A natação, o tênis, o desporto

Tudo concorre a construir vitória!

Seleto quadro social dá brilho

A seus eventos aglutinadores.

O azul e o ouro da nossa Bandeira

Refletem o sol do nosso mar nas cores.





Baile de Gala Lira Tênis Clube 90 Anos



Baile de Gala Lira Tênis Clube 91 Anos



Baile comemorativo dos 92 anos do Lira Tênis Clube



Baile de Gala Lira Tênis Clube 93 Anos

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec