SEM I

Saúde do Estado de SC lança a Agenda Cirúrgica para atender pacientes com mais qualidade e no menor tempo possível

Por Administrador em 03/04/2024 às 19:27:15
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas para qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes pelo SUS em Santa Catarina. Um deles é a Agenda Cirúrgica, que irá unificar o gerenciamento e informações dos pacientes que aguardam por cirurgias eletivas em todo o Estado, em um programa intuitivo e com maior capacidade de armazenamento.

Para isso, iniciaram na terça-feira, 2, as capacitações do novo sistema digital. Durante todo o dia, coordenadores e profissionais das oito centrais de Regulação das macrorregiões de saúde de Santa Catarina receberam orientações teóricas, de introdução e manuseio do programa. O encontro ocorreu no Anexo I da SES, em Florianópolis.

"Este é um momento muito importante para ouvirmos os servidores e entender as principais dificuldades e desafios. Precisamos utilizar as novas tecnologias e integrar as informações para que possamos garantir o atendimento aos pacientes com ainda mais qualidade e no menor tempo possível", ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Foto: Silviane Mannrich Ascom/SES/SC

Aliado ao Sistema de Regulação (Sisreg), o programa Agenda Cirúrgica trará muitos benefícios. O principal é que o sistema informatizado irá substituir o modelo manual utilizado atualmente, possibilitando maior agilidade no gerenciamento. Desta maneira, haverá maior segurança nos dados dos pacientes, será possível gerenciar e ter informações entre as macrorregionais, unidades hospitalares e municípios, emitir relatórios e planilhas, resguardar informações gerenciais, identificar as atividades realizadas pelos pacientes, entre outras funções.

"O novo sistema de agenda cirúrgica é onde a central de regulação vai fazer o planejamento cirúrgico da unidade hospitalar, referente às cirurgias eletivas. Através desse sistema, vamos conseguir acompanhar o trajeto do paciente dentro da unidade, quando ele é chamado para fazer o seu pré-operatório, a data da sua cirurgia e todo o seu acompanhamento durante esse período em que ele está aguardando a realização da cirurgia eletiva. Vamos poder gerar vários relatórios, principalmente daqueles pacientes que não conseguimos fazer o contato telefônico, buscando informações juntamente com a secretaria de saúde do município de residência do paciente. Então, é uma ferramenta muito sonhada", explica a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Claudia Gonsalves.

De acordo com o cronograma de implantação, neste mês de abril é o período de adaptação e ajustes com uso simultâneo da Agenda Cirúrgica e o modelo manual de planilhas. A previsão é que a partir de junho seja utilizado de forma exclusiva o novo sistema, que foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia de Informação (Ditig) em parceria com a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da SES.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec