ALESC 10-05 08-06

Estrada Boa e atraso no Contorno de Florianópolis repercutem na sessão da Alesc

Por Administrador em 16/08/2023 às 15:05:03
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O lançamento do programa Estrada Boa sem contemplar parte da SC-283, entre o trevo de Arabutã e Seara, e parte da SC-108, entre Gaspar e Brusque, além de mais um atraso na conclusão do contorno viário da Grande Florianópolis repercutiram na sessão de terça-feira (15) da Assembleia Legislativa.

"O governo anunciou retomada de uma parte das obras que estavam paradas e temos a expectativa de que a retomada seja efetiva na prática. Resta a preocupação em relação a trechos que estavam autorizados e não foram contemplados, como a SC-283, entre o trevo de Arabutã e Seara que surpreendentemente não está contemplado, um trecho que já estava em licitação, a justificativa é de que tem problemas judiciais", registrou Neodi Saretta (PT).

Massocco (PL) reconheceu os problemas judiciais, mas garantiu que a rodovia será revitalizada ainda durante o mandato do governador Jorginho Mello.

"O governador quer fazer toda a SC-283, do trevo de Arabutã a Seara há uma Judicialização e o Ministério Público (MPSC) pediu para que pudesse avaliar a situação, mas tenha certeza de que a 283 será revitalizada", prometeu o líder do governo.

Napoleão Bernardes (PSD) "tirou o chapéu" para o programa Estrada Boa, mas reivindicou a inclusão do trecho da SC-108 entre Brusque e Gaspar, bem como a recuperação do trecho da SC-477 destruído pelas intempéries.

"A rodovia entre Gaspar e Brusque está completamente degradada", alertou Bernardes, acrescentando que no caso da 477, "a estrada está interditada e o acesso se dá por propriedades privadas".

Lunelli (MDB) e Emerson Stein (MDB) também elogiaram o programa de recuperação de estradas.

"Quero registrar a alegria de ver as demandas do estado sendo levadas a sério, foram tantas promessas, projetos importantes que não foram para frente e quem sofreu com isso foi a população", avaliou Lunelli, que destacou a inclusão no programa da ligação entre Jaraguá do Sul e Pomerode, bem como de obras de arte no trecho estadualizado da BR-280 e a pavimentação da estrada que liga Luiz Alves a SC-108.

"Foi feito um estudo, um trabalho da equipe da Infraestrutura sobre as estradas de Santa Catarina e agora a Secretaria vai poder investir R$ 2,1 bi", ressaltou Stein, que sugeriu a requalificação da SC-410, de Tijucas a Nova Trento, assim como a implantação de terceiras faixas na SC-108, de São João Batista a Brusque.

Já o deputado Camilo Martins (Podemos) denunciou um novo atraso na conclusão do Contorno da Grande Florianópolis.

"Infelizmente recebemos informações que a obra vai atrasar, que vão entregar em partes, sendo que entregue em partes não funciona", argumentou Camilo, que alertou a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para risco de caos na mobilidade caso o contorno seja liberado com obras concluídas apenas até a intersecção com a BR-282. "Teremos a imobilidade".

O deputado informou que solicitou à Procuradoria do Município de Palhoça que peticionasse à Justiça para demonstrar o novo atraso.

"Vamos fazer um pedido para que no caso de a obra realmente atrasar, que além da multa imposta, sejam abertas as cancelas do pedágio no estado a partir de 31 de janeiro de 2023, porque só assim a concessionária terá vergonha".

Matheus Cadorin (Novo) concordou com o colega.

"É um problema diário, estivemos lá na obra onde foi ratificado que em 31 de dezembro estaria pronta, todos fizemos vídeos "agora vai"", ironizou Cadorin.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec