SEM I

São Jos├ę promove campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Ação, que tem objetivo de conscientizar os moradores, vai ser realizada em todas UBS e no Centro de Vigil├óncia

Por Administrador em 29/11/2023 às 14:31:33

No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado na sexta-feira (1┬║), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar os atendimentos em todas as 26 Unidades B├ísicas de Saúde (UBS) do Município e no Centro de Vigil├óncia, localizado no Centro Histórico. As equipes da saúde j├í realizam os testes r├ípidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C nas UBSs e no Centro de Vigil├óncia, de forma cotidiana. A ação ser├í realizada visando a conscientização da população, com o tema "No dia de combate ao HIV/AIDS, fique sabendo". Os atendimentos serão em livre demanda, sem necessidade de agendamento, das 7h às 17h.

A secret├íria da Saúde, Sinara Simioni, destaca que o intuito da ação é intensificar e relembrar ao cidadão sobre a import├óncia do diagnóstico para o tratamento oportuno das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientar sobre prevenção e distribuir preservativos masculinos e femininos. "As ações foram planejadas com foco na prevenção, para chamar a atenção da população sobre a import├óncia do uso de preservativos, desenvolver a consci├¬ncia e incentivar o diagnóstico pelas infecções sexualmente transmissíveis".

A diretora de Vigil├óncia Epidemiológica, Katheri Zamprogna, ressalta que "o serviço é aberto a toda população, sem necessidade de agendamento. No teste r├ípido a pessoa aguarda cerca de 20 minutos e j├í recebe o laudo com o resultado".

O número total de pessoas vivendo com HIV residentes no Município e informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) até o momento, é de 4.237. O Centro de Vigil├óncia em Saúde de São José possui a média de cinco aberturas de prontu├írio mensais, totalizando cerca de 50 novos pacientes por ano.

Todo paciente diagnosticado é encaminhado ao SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem cerca de 7.500 novos casos.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec