O Procon de São José, órgão da Prefeitura, notificou o banco privado com atuação no Município, após receber denúncias de consumidores sobre desaparecimento de dinheiro de suas contas. Alguns consumidores relataram a completa ausência de fundos, enquanto outros mencionaram transações não autorizadas.
De acordo com relatos dos consumidores, o problema causou créditos e débitos repentinos em suas contas. Por conta do ocorrido, alguns usuários disseram ter ficado até com a conta negativada, explica a diretora-geral do órgão, Clarice Fátima da Costa. O banco terá que apresentar informações ao Procon josefense nos próximos dias.
"Como consumidor, se não conseguiu pagar contas por falta de saldo, pode exigir que o banco arque com eventuais juros e multas. Qualquer dano relacionado a práticas de terceiros deve ser integralmente reparado pelo banco, conforme o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)", detalha a diretora.
Ela relata que caso seja constatado a ocorrência, o consumidor deve cumprir cinco etapas:
Para abrir uma reclamação, os consumidores podem comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, São José, CEP 88102-404, ou entrar em contato pelo telefone (48) 3288-4393, durante o horário de atendimento das 12h às 18h.