SEM I

SAÚDE: Grupo EstratĂ©gico traça planos para reduzir filas de espera na Grande Florianópolis

Por Administrador em 12/01/2024 às 14:30:54
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 11, o Grupo Condutor da Rede de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia (GRUE) realizou sua primeira reunião com o objetivo de desenvolver propostas que visem diminuir as filas de espera nas Portas de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Florianópolis. A iniciativa, determinada pela secretĂĄria de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, busca aprimorar o atendimento à população.

Neste primeiro encontro foi proposto aos participantes a discussão da rede com a exposição do cenĂĄrio atual das Portas de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia de Média e Alta Complexidade, assim como o acesso aos serviços da Atenção PrimĂĄria em Saúde (APS). A intenção é que o usuĂĄrio seja direcionado de acordo com o nível de complexidade de assistĂȘncia que ele necessita.

No decorrer do debate, os gestores compartilharam desafios enfrentados e propuseram soluções para aperfeiçoar o atendimento à população. Entre os temas abordados, observou-se a importância de ampliar o acesso às Unidades BĂĄsicas de Saúde (UBS), o referenciamento adequado das portas de emergĂȘncia e o uso do teleatendimento como uma alternativa para aliviar o sistema. Além disso, foi proposto a elaboração de um plano de comunicação estadual com campanhas que visem orientar a população.

"Nesse grupo de trabalho a gente procura consensuar caminhos a seguir para que a rede de atenção à população se torne mais eficiente, atendendo a demanda do usuĂĄrio no lugar certo", ressaltou o diretor técnico do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Dr. Ricardo Camargo Vieira, responsĂĄvel por conduzir a reunião.

A sessão ocorreu na GerĂȘncia Regional de Saúde da Grande Florianópolis, reunindo membros do GRUE, composto por diretores técnicos dos hospitais, diretores de média complexidade municipal, coordenadores de Atenção PrimĂĄria em Saúde, representantes da Diretoria de Atenção PrimĂĄria à Saúde (Daps), SuperintendĂȘncia dos Hospitais PĂčblicos (SUH), SuperintendĂȘncia de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia (SUE), além de representantes das UPAs.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec