RG Pet CMF

SAÚDE: Controle e Tratamento da Dor Ă© realizado em pacientes com câncer no Cepon

Por Administrador em 20/02/2024 às 15:45:37
Foto: Divulgação / SES

Foto: Divulgação / SES

A dor é uma das razões mais frequentes de incapacidade e sofrimento para pacientes com câncer em progressão. Em algum momento da evolução da doença, aproximadamente 80% dos pacientes sentirão dor. No Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), um serviço público do Governo do Estado, os pacientes recebem cuidado integrativo, refletindo na diminuição da dor e melhora na resposta do paciente ao tratamento.

O Cepon, referĂȘncia no tratamento oncológico em Santa Catarina e na Organização Mundial de Saúde para Medicina Paliativa no Brasil, presta assistĂȘncia de excelĂȘncia aos pacientes oncológicos, visando colocĂĄ-los no centro dos cuidados. Um dos diferenciais é a possibilidade de tratamento da dor oncológica, realizado no ambulatório e por meio de bloqueios analgésicos conduzidos pela equipe de Dor.

"Os pacientes contam com acesso a medicamentos específicos essenciais para um tratamento integrativo da dor, como lidocaína emplastro, pregabalina e buprenorfina, além de medicamentos de distribuição regular, como morfina, metadona e codeína em diversas apresentações. Associado a isso, os pacientes tĂȘm acesso a procedimentos analgésicos guiados por ultrassonografia e radioscopia, um diferencial oferecido pelo Cepom", afirma o coordenador do serviço, Breno Santiago.

O Cepon é um dos Centros de ResidĂȘncia Médica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em Dor e integra estagiĂĄrios na ĂĄrea, além de contar com uma equipe de enfermagem especializada para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec