SEM I

Boletim Hidrometeorológico do primeiro trimestre reforça uso racional de recursos hídricos em SC

Por Administrador em 09/04/2024 às 15:19:33

O Governo de Santa Catarina divulgou o Boletim Hidrometeorológico Integrado da análise do primeiro trimestre de 2024. No período, não houve falta de chuva que caracterize estiagem com impactos de restrição de usos da água. No entanto, o documento reforça os cuidados do uso racional de água e recursos hídricos devido a uma previsão de déficit hídrico nas cinco regiões do estado para os próximos meses.

Em março, o volume de chuvas, ficou acima da média climatológica no Extremo Oeste e Oeste catarinense, e um pouco abaixo da média na região Centro-Leste. Essa condição manteve a umidade do solo e os cursos de água, reservatórios e mananciais com bons níveis para o atendimento dos usos dos recursos hídricos, como a agricultura, criação animal, indústria e abastecimento das populações urbanas e rurais.

Diferentemente dos meses anteriores, o Índice Integrado de Seca de março registrou 40% dos municípios do estado em situação de seca fraca, nas regiões Centro e Leste catarinense, como resposta à irregularidade da chuva ao longo do período. Confira no mapa abaixo.

Os municípios de Rio do Sul, Aurora, Guabiruba, Guaruva, Ituporanga, Governador Celso Ramos e Itapoá tiveram dificuldades para manter o abastecimento devido à qualidade da água, dificultando seu tratamento.


Uso racional e consciente de recursos hídricos

O boletim sinaliza que, embora a situação atual esteja próxima a normal climatológica, é necessário manter a atenção, pois as previsões mostram uma tendência de déficit hídrico nas cinco regiões analisadas, no fim do primeiro semestre. "É importante que a população e entidades no geral sigam as medidas de mitigação para preservar nossas redes de abastecimento , assim como o uso racional e consciente de recursos hídricos", diz o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos, da Semae, Vinicius Tavares Constante.


:: O documento completo


Sobre o Boletim Hidrometeorológico

O Boletim Hidrometeorológicoé uma publicação online periódica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e da Defesa Civil, em parceria com as agências reguladoras de saneamento básico.

O documento apresenta as condições hidrológicas dos rios de Santa Catarina e avalia os impactos nos usos de recursos hídricos, especialmente no abastecimento urbano para todos os municípios do Estado.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec