SEM I

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar unem forças no combate à dengue em Santa Catarina

Por Administrador em 12/04/2024 às 17:24:13

Em uma ação integrada, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizam nesta sexta-feira, 12, uma mobilização de combate à dengue. As ações tem o objetivo de conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Defesa Civil colocou à disposição o Centro de Monitoramento e Alerta para enviar mensagens por SMS do número 40199, com o intuito de alertar a população no combate à doença. A ação teve início na manhã desta quinta-feira, 11, e se estende ao longo de toda sexta-feira. As mensagens enviadas visam reforçar as medidas de proteção necessárias para conscientizar um maior número de pessoas sobre a importância da causa.

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), em Florianópolis. Os 261 novos integrantes do efetivo do CBMSC terão como primeira missão fazer uma varredura de prevenção à dengue em seus quarteis de destino. Eles serão distribuídos em unidades de todo o estado, especialmente para a região da Serra, Meio-Oeste e Oeste.

Com o reforço da atuação dos novos soldados serão vistoriados caixas d"água, vasos de planta, ralos, e outros itens que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 3 milhões de casos prováveis de dengue e 1.256 óbitos confirmados. Em Santa Catarina, segundo o Informe Epidemiológico nº11/2024, com dados atualizados até 09 de abril, já são 132.842 casos prováveis de dengue e 80 óbitos. Além disso, no período de 31 de dezembro de 2023 a 11 de abril de 2024, foram identificados 30.004 focos do mosquito Aedes aegypti, com 270 municípios registrando casos prováveis de dengue.

Nesta mobilização serão realizadas ações de combate e prevenção contra o mosquito. O objetivo é incentivar a população nos cuidados da residência e arredores, mantendo condições ideais de limpeza e conservação, além de levar informação, educação e comunicação em saúde.

A SDC colocou à disposição as 20 coordenadorias regionais de Proteção e Defesa Civil espalhadas por todo estado para que, dessa forma, consigam ajudar nas ações programadas pelos órgãos estaduais como Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e demais órgãos municipais.


Avisos e Alertas

Para receber os avisos e alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Segundo a equipe de Monitoramento e Alerta da SDC, os alertas serão emitidos para a população que possui o cadastro no serviço de alerta por SMS, através da plataforma IDAP. Atualmente, Santa Catarina conta com a maior taxa de adesão nacional no cadastro para receber os alertas, acima de 12%, caracterizando 890.749 pessoas cadastradas.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (instagram, facebook, tiktok, youtube) no perfil: @defesacivilsc.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec