SEM I

"Prioridade é a segurança das famílias afetadas pelas chuvas", afirma prefeito de São José

Prefeito Orvino Coelho de Ávila se reuniu com secretariado neste domingo (14)

Por Administrador em 14/04/2024 às 19:23:55
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Orvino Coelho de Ávila convocou reunião emergencial na tarde deste domingo (14) para discutir medidas de prevenção diante das fortes chuvas que atingem São José ao longo do final de semana. A previsão de chuva persiste, com alerta laranja da Defesa Civil, e as secretarias estão atuando de forma integrada para atendimento aos moradores.

"Nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas, e não estamos medindo esforços, com toda a equipe da Prefeitura nas ruas desde a madrugada. Já atuamos na remoção de famílias ilhadas na área industrial, que foram prontamente atendidadas pela Assistência Social", afirmou o prefeito Orvino Coelho de Ávila em reunião com o secretariado.

As equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal atenderam dezenas de ocorrências ao longo do dia. Houve registro de alagamentos, rolamento de rocha e deslizamentos, mas todos sem vítimas. Um dos pontos mais críticos, a ponte entre São José e Palhoça na localidade do Brejaú foi interditada pela Guarda e teve os bloqueios reforçados com pedras pela Secretaria de Infraestrutura. Embora o nível do rio esteja estável, a estrutura pode apresentar risco.

Outro local afetado foi a região industrial, onde sete famílias chegaram a ficar ilhadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Todas já receberam atendimento da Secretaria de Assistência Social e terão acesso a kits de higiene e limpeza.

A Secretaria de Educação informou que as escolas da rede municipal estarão em Conselho de Classe na segunda-feira (14) e não terão aula, mas nas creches as atividades estão mantidas. A Saúde atuou na prevenção da fiação elétrica da UPA Campinas por orientação do Corpo de Bombeiros, mas o atendimento prosseguiu normalmente.

A reunião contou com participação da Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Comunicação, Assistência Social e Infraestrutura, além de outras de forma remota. As equipes apresentaram um balanço das medidas tomadas até o momento e o planejamento para ocorrências de porte maior.

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura está mobilizada em regime de plantão checando diversos pontos da cidade. O contato para ocorrências é o 199.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec