SEM I

Projeto aprovado na Câmara Municipal de Florianópolis garante a contratação de pessoal para evitar desassistĂȘncias aos usuĂĄrios do SUS

Por Administrador em 26/04/2024 às 15:05:43
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Sessão OrdinĂĄria ocorrida na tarde desta Ășltima segunda-feira (22), a Câmara de Florianópolis aprovou o Projeto de Lei de n° 19050/2024, do Executivo Municipal, com 13 votos a favor e 4 contra, que visa alterar a Lei Municipal 4.302, de 1994, que determina normas para contratação de pessoal por tempo determinado.

O PL, aprovado com emenda, contempla equipamentos de saĂșde e visa contratar o nĂșmero necessĂĄrio de pessoas para que se mantenham os serviços na categoria, evitando, assim, a paralisação das atividades por falta de atuantes no setor. Desta forma, as contratações especiais ficam estimadas por um prazo de até 24 meses, prorrogĂĄveis por, no mĂĄximo, mais 24 meses.

As contratações poderão ser celebradas mĂȘs a mĂȘs, bem como renovadas por um perĂ­odo de meses, tendo em vista o perĂ­odo de certas situações emergenciais, como, por exemplo, a dengue, que tem seus picos em épocas de alta temperatura. Desta forma, a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem se torna necessĂĄria.

EmergĂȘncias de saĂșde serão imediatamente atendidas, tendo em vista que demoras podem ter como consequĂȘncia riscos à saĂșde e ao bem-estar da população. Nos concursos, a elaboração e aplicação de provas pode adiar a contratação de profissionais de saĂșde, sendo assim, a emenda também revoga a obrigatoriedade do processo seletivo simplificado em situações de emergĂȘncia, mantendo as contratações eficientes.

A vereadora CĂ­ntia Mandata Bem Viver (PSOL), que votou contrĂĄrio ao projeto, destacou que, em Florianópolis, a prioridade da iniciativa de contratação temporĂĄria deve ser voltada aos serviços pĂșblicos somente nestas ocorrĂȘncias de extremidade, como altos picos emergenciais. Sendo assim, ela pontua que o Executivo pode dedicar-se de maneira constante à disponibilidade de concursos pĂșblicos, garantindo uma carreira sólida aos concursados do municĂ­pio.

"O Projeto veio do Executivo para garantir a continuidade, o atendimento à população em casos de urgĂȘncia, como é citado na mensagem do Prefeito, em casos que é necessĂĄrio aumentar o nĂșmero de atendimento, ou aos concursados que não tĂȘm aquela qualificação em tempo hĂĄbil. Precisamos garantir o atendimento pĂșblico à população, é para isso que estamos aqui, é para isso que devemos lutar, de forma coletiva. Sabemos que o concurso pĂșblico traz uma maior possibilidade do concursado exercer o seu trabalho técnico. Depois que ele passa pela experiĂȘncia, conquista um direito permanente, o que também é uma garantia para quem vai ser atendido", relata.

Afirmando que a aprovação do projeto possui extrema importância, o LĂ­der de Governo, vereador Gabrielzinho, destaca: "O projeto vai possibilitar que o municĂ­pio faça contratação de médicos, enfermeiros, em contrato temporĂĄrio. Essa casa entendeu, também, a prorrogação deste caso através de uma emenda, que antes era de 24 meses, agora, passa a ser 48 meses, mostrando que tanto a Prefeitura, quanto a Casa Legislativa, estão interessadas com a saĂșde do municĂ­pio de Florianópolis", conclui ele.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec