Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4

Prefeito Orvino implementa censo animal no município

Intuito é fazer o levantamento para subsidiar novas políticas públicas direcionadas aos animais

Por Administrador em 05/10/2021 às 17:26:26
Fotos: Marina Souza/Secom PMSJ

Fotos: Marina Souza/Secom PMSJ

A Secretaria de Saúde de São José, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, finalizou na tarde da última sexta-feira (1), o curso direcionado aos agentes comunitários de saúde do município. Estiveram presentes o Prefeito Orvino Coelho de Ávila, a primeira-dama do município, Sandra Mikulski, e servidores da saúde e atenção primária de São José.

O evento, que traz no título "a importância do censo no planejamento e na implantação de políticas públicas para os animais do município", foi dividido em quatro turmas de cinquenta agentes e ocorreu em parceria com a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Secretaria de Assistência Social e Fundação do Meio Ambiente.

O intuito é incluir na rotina desses trabalhadores o levantamento de dados, para que dessa forma possa ser traçado o senso e prever através de estatísticas, o fluxo de animais dentro do município.

A diretora de Vigilância em Saúde, Carolina de Melo Pessotto, explica a importância da integração das Secretarias envolvidas nesse diagnóstico. "Traçar esses dados é algo que trata do bem-estar animal, mas vai além, influenciando diretamente na promoção de saúde e prevenção de doenças", afirma Carolina.

Segundo a comandante da Guarda Municipal de São José (GMSJ), Ane Warmling, é de extrema importância a iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde, pois o levantamento destes dados poderá subsidiar diversas políticas públicas. "A GMSJ tem prestado muito apoio a Diretoria de Bem-Estar Animal - DIBEA em denúncias de maus tratos aos animais. O censo poderá contribuir para políticas de proteção animal e segurança viária", concluiu Ane.

A secretária adjunta de Saúde, Fabrícia Martins, falou sobre a importância da construção de diagnóstico sobre a condição dos animais no âmbito municipal e frisou a importância dos agentes comunitários de saúde. "É primordial a participação dos agentes, já que eles estão inseridos nos territórios de cada comunidade e são aptos a reconhecerem as necessidades de saúde da população" reforçou.

Para a veterinária Claudia Cavalheiro, que foi uma das palestrantes do evento, os dados vão possibilitar a ampliação dos serviços ofertados aos animais. "Somente com o levantamento de dados é possível ampliar os serviços ofertados, tendo em vista o cuidado dos animais de pequeno e grande porte, entre eles felinos, caninos e equinos".



Comunicar erro
Galego Bar e Restaurante

Comentários

Orsitec