SEM I

Pessoa que recebe BenefĂ­cio de Prestação Continuada deve estar no CadÚnico

Os beneficiados devem agendar um horário com o Setor do Cadastro Único

Por Administrador em 19/11/2021 às 13:36:26
Imagem: Divulgação Secom/PMSJ

Imagem: Divulgação Secom/PMSJ

A Secretaria de AssistĂȘncia Social, por meio do Setor do Cadastro Único e TransferĂȘncia de Renda do Governo Federal, convoca as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a realizarem o Cadastro Único (CadÚnico) para que continuem recebendo o benefício.

Os beneficiados devem agendar um horĂĄrio para comparecer ao Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (CRAS) ou na Sede do Cadastro Único pelos telefones (48) 3288-5767, (48) 3288-5768 ou (48) 3288-5769, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Atualmente o município tem cerca de duzentos beneficiĂĄrios do BPC que precisam ser inscritos no Cadastro Único até dezembro de 2021. O Não acatar esta determinação levarĂĄ a suspensão do benefício.

O BPC é um benefício previsto na Lei Orgânica de AssistĂȘncia Social (LOAS) que garante a transferĂȘncia de renda mensal de um salĂĄrio mínimo para pessoas com idade de 65 anos ou mais, e a pessoas com deficiĂȘncia que comprovem não possuir meios para prover suas necessidades bĂĄsicas. A renda mensal per capita para a concessão do benefício deve ser inferior a um quarto do salĂĄrio mínimo vigente. Este benefício se diferencia de aposentadoria e auxílio doença por não ter o 13Âș salĂĄrio.

Apesar das inúmeras campanhas em âmbito Federal, Estadual e Municipal para que esta exigĂȘncia fosse cumprida, algumas famílias ainda não realizaram o cadastro. A medida se tornou obrigatória desde novembro de 2016. Assim, os requerentes e os beneficiĂĄrios do BPC devem estar inscritos no Cadastro Único e com dados atualizados hĂĄ, no mĂĄximo, 24 meses.

Com a pandemia da Covid-19 a campanha foi interrompida, agora estĂĄ sendo retomada com o prazo de regularização até dezembro deste ano. O não cumprimento desta exigĂȘncia vai levar a suspensão destes benefícios que, em muitos casos, é a única fonte de renda dessas pessoas.

O agendamento deve ser realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Com o agendamento, a pessoa deve comparecer no endereço Rodovia BR 101, KM 202, Serraria, São José, 88113-130.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec