SEM I

Florianópolis terá coleta carbono neutro e redução com custo de combustível

Equipamento otimiza combustão da frota melhorando a pegada ambiental do serviço público

Por Administrador em 29/11/2021 às 13:42:46
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

A Prefeitura de Florianópolis vai neutralizar a emissão de gases poluentes na frota de coleta de resíduos urbanos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, concluiu testes com equipamento que diminuiu a emissão de gases poluentes em até 96% e o consumo de combustível em 13%. "Após a validação do equipamento em teste real com nossos caminhões e levando em conta as certificações pelo Inmetro e Ibama, a Prefeitura de Florianópolis decidiu implantar o sistema na frota tornando mais verde e reduzindo os custos da coleta municipal", aponta o secretário do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Os testes foram realizados em outubro e novembro, por meio de cooperação técnica entre a Smma e empresa Greenpolis Tecnologias Sustentáveis Eireli. Pela proposta, devem ser investidos R$ 381 mil para neutralizar 159 caminhões, 25 utilitários e 11 retroescavadeiras. Com cinco anos de garantia e retorno do investimento estimado em 600%, a nova tecnologia indica economia de pelo menos R$ 2,3 milhões em 10 anos.

De acordo com no superintendente de Inovação, Ciência e Tecnologia, Marcos Lichtblau, a aquisição vai ser feita de tal forma que haverá economia permanente aos cofres municipais. "Essa inovação que trazemos pra Florianópolis vem no caminho da modernização e inovação esperada pela população, pois além de economia financeira todo mês, teremos enormes ganhos ambientais. E queremos avançar agora para toda a frota da PMF."

A coleta de resíduos movimentou mais de 200 mil toneladas em 2020. Pela medição da frota atual, com idade média de 14 anos, para coletar essa quantidade de resíduos, são emitidas quase 3 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Os novos dispositivos otimizam a combustão, permitindo a redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e, por consequência, dos custos de manutenção da frota. O equipamento é colocado no tanque de combustível e garante a economia através da melhora da performance dos motores.

"Florianópolis já é a capital que mais recicla. Com as metas lixo zero 2030, vamos reduzir as emissões de carbono em 200 mil toneladas/ano. Com esses novos equipamentos queremos tornar também a coleta um serviço carbono neutro. É hora de fazer todos os esforços para mitigar o aumento de temperatura do planeta e reduzir a crise climática, estamos fazendo a nossa parte e dando exemplo ao país", afirma Braga.









Fabrício Antônio Vasco, responsável pelo abastecimento, atesta economia de três litros de combustível em percurso de 109 quilômetros, economia de 13% no consumo de combustível

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec