SEM I

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra quatro ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Todos lançavam esgoto na rede pluvial, um crime ambiental; operação do programa foi realizada em parceria com a Floram

Por Administrador em 29/11/2021 às 15:44:21
Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari lacrou, na última sexta-feira (26), quatro ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial do programa ambiental da Casan, realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).

Duas tubulações foram lacradas na Servidão Luz Nascente e outras duas na Rua Quadrangular. Em todas, o Trato Pelo Capivari flagrou imóveis lançando de esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial, o que é crime ambiental. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

Em um dos casos, o de imóvel de nove apartamentos localizado na Rua Quadrangular, os moradores haviam retirado um lacre efetuado anteriormente pelo programa e fizeram uma nova tubulação do extravasor da fossa diretamente no meio fio, escoando os efluentes produzidos no local até a rede pluvial mais próxima.

Os outros três lacres foram efetuados em casos similares, com extravasor de fossa conectado à drenagem. Um dos imóveis, flagrado também com esgoto a céu aberto, teve os dados repassados à Vigilância Sanitária para aplicação de multa – nesta operação, a equipe estava acompanhada de fiscal da Floram.

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

Desde a sua renovação, o Trato Pelo Capivari realizou 18 operações especiais, com um total de 34 lacres, 24 multas e 20 intimações. Somando esses números aos do seu primeiro ano de atuação, são mais de 370 conexões de esgoto clandestinas lacradas por atuação direta do programa no bairro do Norte da Ilha.


O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec