SEM I

Com apoio do BNDES, Rio Grande do Sul lança edital de concessão dos parques de Caracol e Tainhas

Por Administrador em 06/06/2022 às 14:46:49
  • Projeto prevê investimentos de R$ 465 milhões em infraestrutura de acesso para desenvolvimento do turismo e uma melhor governança ambiental
  • Parques foram estruturados pela Fábrica de Projeto do BNDES, que hoje possui 43 projetos nas esferas estadual e federal, além de 6 parques municipais

Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Rio Grande do Sul lançou nesta segunda-feira (6), edital para a concessão dos Parques Estaduais de Caracol (localizado em Canelas), na Serra Gaúcha, e Tainhas (entre Jaquirana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul), no nordeste do estado. O projeto tem previsão de investimentos de R$ 465 milhões em gestão, infraestrutura e conservação durante os 30 anos de concessão. O leilão está previsto para 28 de julho.

O modelo de concessão foi submetido a consulta e audiência públicas em setembro de 2021, quando a sociedade teve a oportunidade de conhecer o modelo e propor ajustes. Também foram realizadas rodadas de roadshows com potenciais investidores. Essas etapas possibilitaram uma visão mais completa dos impactos e potenciais da concessão e ajudaram a aprimorar a modelagem proposta.

O projeto do Parque do Caracol prevê novas opções de atividades de aventura, como arvorismo e bungee jump, que se somam a atrações para toda a família – vocação turística da Serra Gaúcha. Já o Parque Estadual do Tainhas, tem características voltadas para a exploração do ecoturismo, com opções de atividades aquáticas e de hospedagem em camping e glamping (versão sofisticada de acampamento).

Pedro Bruno Barros de Souza, superintendente da Área de Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais, destacou os impactos positivos para as regiões envolvidas. "O projeto foi estruturado para que parte dos ganhos financeiros sejam revertidos em benefícios diretos para a comunidade local, o que demonstra uma preocupação do Estado e do próprio BNDES com as prefeituras envolvidas, nas suas atribuições de desenvolvimento local", afirmou.

"A publicação do edital da concessão dos parques Caracol e Tainhas é um capítulo importante, dando início a esse movimento de parceria público privada. Ressaltamos a importância de serem os primeiros parques a serem concedidos dentro desse processo do RS Parcerias. Um parque tão simbólico, por exemplo, como o do Caracol, que por muito tempo teve a condução da parceria entre o Estado e a prefeitura de Canela, e que vai iniciar uma parceria público privada. O novo gestor poderá trazer, além de muitos investimentos e melhorias para o parque, também um retorno para a própria cidade de Canela, com empregos, impostos, com toda a capacidade de divulgação que uma empresa privada tem", reforçou o Secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, reforçou que os projetos foram construídos pensando na viabilidade da concessão dessas áreas para o turismo ecológico, priorizando o respeito aos planos de manejo de cada unidade e a autonomia do Estado, que irá acompanhar e supervisionar todas as intervenções que ocorrerão nos parques. "As melhorias certamente irão atrair os visitantes, incentivando a aproximação com a natureza e a educação ambiental, sem perder de vista a finalidade das Unidades de Conservação: a preservação da riqueza da fauna e da flora do Rio Grande do Sul", declarou Marjorie.

O Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES, realizado em parceria com o Instituto Semeia, tem como objetivo atrair investimentos para o aumento do potencial turístico dos parques nacionais do Brasil. As concessões melhoram a infraestrutura dos parques e desenvolvem a vocação turística nas regiões, aspectos fundamentais para atrair visitantes e investidores. A carteira atual do BNDES conta com 43 projetos nas esferas estadual e federal, além de 6 parques municipais com estudos iniciados este ano, considerada a maior carteira de ativos ambientais do mundo.


Sobre o BNDES — Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES foi o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do país. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o país na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec