SEM I

Polícia Federal deflagra operação de combate ao tráfico de drogas, armas e facções criminosas.

Além do bloqueio de contas bancárias, as apreensões de carros de luxo e de imóveis de alto padrão superam o valor de R$ 37 milhões

Por Administrador em 18/04/2023 às 14:34:08
Foto/PF

Foto/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18/4) a operação FACÇÃO LITORAL, visando a desarticular organização criminosa baseada em Santa Catarina, voltada à prática dos crimes de tráfico de armas, drogas e de lavagem de dinheiro.

Cerca de 150 policiais estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de prisão no estado de Santa Catarina. As investigações também constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da comarca de Balneário Piçarras-SC. A deflagração contou com apoio da Polícia Militar do estado de Santa Catarina.

A operação teve início com a análise de elementos existentes em diversas apreensões de armas em rodovias do país, provenientes de Santa Catarina, dentre elas a apreensão pela Polícia Rodoviária Federal de 35 pistolas e 6 fuzis, em um município na baixada fluminense em novembro de 2021. Também, houve a apreensão de 700kg de cocaína, 350kg de maconha e 45kg de crack.

Durante as investigações, a PF também identificou ação criminosa de lavagem de dinheiro através da compra de imóveis de alto padrão, automóveis de luxo e ocultação de patrimônio em nome de interposta pessoa..

Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 12 mandados de sequestro de imóveis, 36 mandados de sequestro de veículos e embarcações que juntos ultrapassam a quantia de R$ 37 milhões, além do bloqueio de contas bancárias de 32 pessoas físicas e jurídicas investigadas com valores ainda a serem apurados.

A operação recebeu o nome Facção Litoral por conta da participação de membros de facção criminosa e pelo fato de seus integrantes estarem baseados nas cidades litorâneas do estado.

Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de armas de fogo (art. 16 da 10.826/2003), tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/06 Lei Antidrogas), participação em organização criminosa (art. 2o. da Lei 12.850/13), além do crime de lavagem de dinheiro (art. 2o. da Lei 9.613/98), cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão.


Municípios catarinenses com mandados judiciais:

Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, Apiúna e Florianópolis.




Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec