SEM I

MunicĂ­pio de São JosĂ© e OAB implementam programa pioneiro de combate ao bullying

Palestras serão ministradas por 33 advogados voluntĂĄrios para mais de 17 mil alunos de 24 escolas

Por Administrador em 11/07/2023 às 14:46:29
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

A violĂȘncia nas escolas não é um problema novo, no entanto, com a popularização das redes sociais e a facilidade de acesso a elas, os casos de violĂȘncia tĂȘm se tornado mais frequentes e alarmantes. Com base nessa situação, tendo como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população sobre a importância de um ambiente de cuidados dentro das escolas, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Educação, firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção da de São José, para implantar o programa "Proteção em Rede". O programa terĂĄ 33 advogados voluntĂĄrios que irão ministrar palestras sobre o perigo de bullying, cyberbullying, assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceitos e intolerâncias.

O "Proteção em Rede" vai atender todas as 24 escolas de ensino fundamental, equivalente a 17 mil alunos matriculados. As primeiras palestras serão realizadas em agosto, após o retorno das aulas, conforme à solicitação de cada unidade escolar, com horĂĄrios e temas definidos. As palestras terão um tempo mínimo de 45 minutos e mĂĄximo de duas horas, dependendo do interesse dos estudantes que terão espaço para questionamentos. Além disso, o programa também irĂĄ envolver os pais e responsĂĄveis pelos alunos, a rede de proteção de crianças e adolescentes no entorno das escolas. A parceria foi assinada entre o prefeito Orvino Coelho de Ávila e o presidente da OAB local, Pedro Ferrari Júnior.

Ferrari explica que o programa representa um marco histórico de inovação na difusão da proteção da criança e dos adolescentes, no Estado. "Esse programa visa afastar qualquer tipo de preconceito, de discriminação e violĂȘncia em todos os gĂȘneros e sentidos. O Programa vem possibilitar que essas crianças tenham oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre os valores que pretendemos difundir, para toda sociedade", detalha o presidente da OAB. "É importante lembrar que vivemos, infelizmente, uma crise institucional no que diz respeito na parte disciplinar dos menores, vĂĄrias informações que acabam sendo interpretadas de forma distorcidas, o que leva as crianças a propagar atitudes violentas e não compatíveis com a idade que elas possuem".

O idealizador do programa, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Edelvan Jesus Conceição, defende que o programa "Proteção em Rede" é necessĂĄrio em virtude do aumento crescente dos crimes de ódio e violĂȘncias motivadas pelas redes sociais, que tĂȘm afetado crianças e adolescentes em todo o mundo. "A escola, como espaço de convivĂȘncia social e formação cidadã, deve ser um ambiente seguro e acolhedor para todos os seus estudantes, e é por isso que se torna essencial construir um espaço de cuidados para prevenir e combater esses tipos de violĂȘncia".


Transformação da sociedade

A secretĂĄria da Educação, Maria Helena KrĂŒger, enaltece a importância da parceria com a OAB local e as palestras que serão ministradas nas escolas da rede municipal. "Estamos num momento de transformação da sociedade. HĂĄ um movimento de transformação para uma sociedade digital, onde todos nós estamos iniciando esse percurso, onde se faz necessĂĄrio acolher e cuidar, para que todos possam enfrentar tudo o que jĂĄ conhecemos e nos preparar para tudo aquilo que ainda virĂĄ".

Ela salienta que a sociedade industrial que estamos acostumados estĂĄ vivenciando uma aceleração digital muito intensa. "Essa intensidade, essa aceleração, movimenta os órgãos públicos e a sociedade para uma necessidade preeminente de nos posicionarmos junto as crianças, as famílias, para que possamos conduzir essa transformação, evitando malefícios e distorções. Essa transformação da sociedade é algo necessĂĄrio para evolução da humanidade, mas que exige novos comportamentos, por isso a importância desses temas serem levados à comunidade escolar".


Eixos de atuação:

  1. Palestras sobre temas relacionados às violĂȘncias no ambiente escolar;

– Cyberbullying, Assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceito;

– Crimes praticados no ambiente online;

– Como se proteger de crimes nas redes sociais;

– Exposição de situações de violĂȘncia e ódio nas redes sociais;

– Construção de uma cultura de paz nas escolas;

– Lei nÂș 13.431/2017 – estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violĂȘncia

  1. Fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes em torno da escola;

– Estabelecer um canal de comunicação sobre situações de ameaças cometidas por alunos em outras escolas, como forma de precaver novas situações;

– Construção de um plano de contingĂȘncia para as situações que envolvam graves ameaças ou situações de violĂȘncias (protocolo).

  1. Sensibilização dos pais quanto aos riscos do uso desassistido das redes sociais;
  2. Fomentar estruturas de atendimento e apoio aos estudantes vítimas de violĂȘncias nas escolas.

– Disponibilização de profissionais de serviço social e psicologia, nos termos da Lei 13.935/19

Comissões envolvidas: Criança e Adolescente, OAB vai à Escola, OAB Jovem, Direito Digital.



Presidente da OAB, secretĂĄria da Educação, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e secretĂĄria adjunta, ClĂĄudia MacĂĄrio

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec