SEM I

Com o melhor trabalho de Santa Catarina, São JosĂ© Ă© premiado na 18ÂȘ Mostra Brasil SUS

AmbulaTrans recebe premiações no maior fórum sobre saĂșde pĂșblica do paĂ­s realizado em Goiânia (GO)

Por Administrador em 19/07/2023 às 15:30:17
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

O Ambulatório para atendimento integral à saúde da população TransgĂȘnero de São José (AmbulaTrans-SJ) foi destaque na 18ÂȘ Mostra Brasileira: aqui tem SUS, no 37ÂȘ Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizada em Goiânia (GO), entre domingo (16) e quarta-feira (19). Considerado o maior fórum de discussão sobre saúde pública do País, o encontro reuniu mais de 11 mil pessoas entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados.

A iniciativa da Prefeitura de São José, implantada por meio da Secretaria da Saúde, o AmbulaTrans recebeu dois prĂȘmios: do Fundo de População da ONU Brasil (UNFPA), organismo responsĂĄvel por questões populacionais, com o título "Saúde Reprodutiva para tod@s: acelerando o compromisso". E o segundo foi o reconhecimento como o Melhor do Estado de Santa Catarina, o que confere ao Projeto um WebDoc (documentĂĄrio de 15 minutos) realizado pelo próprio Conselho Nacional dos SecretĂĄrios Municipais de Saúde (CONASEMS).

A população transgĂȘnero ainda é marginalizada nos cuidados referentes à saúde e o documentĂĄrio trarĂĄ visibilidade ao trabalho realizado em São José, consagrando o Município dentro da vanguarda no cuidado integral à saúde e servindo como base para desenvolver um trabalho de excelĂȘncia para o segmento, explica a secretĂĄria municipal de Saúde, Sinara Simioni.

A secretĂĄria comemora as conquistas e afirma que o evento oportunizou aos municípios compartilharem experiĂȘncias e promoveu as melhores prĂĄticas adotadas pelas equipes de saúde. "A Mostra foi uma excelente oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho, evidenciando essa ação tão inovadora que desenvolvemos em São José. Fomos reconhecidos com as premiações e vimos que estamos no caminho certo", destacou Sinara. "Lembrando que o foco agora é expandir e aperfeiçoar o Ambulatório, ampliando o acesso das pessoas transgĂȘnero aos serviços".

O idealizador do projeto josefense, Hubert Beck, salientou a importância do reconhecimento nacional. "A transgeneridade não é doença. Identidade de gĂȘnero não é uma fase e precisa ser respeitada. Estamos muito contentes com a premiação, com o apoio da gestão da saúde e também da Prefeitura. Tenho certeza que unindo esforços vamos expandir esse trabalho, promovendo acolhimento e cuidado melhores para a nossa população".

Segundo ele, trazer à tona a pauta da população trans é uma correção histórica necessĂĄria, para garantir acesso equânime, universal e integral à saúde da população. "É um privilégio mostrar para o Brasil todo, mesmo com todas as adversidades, que fazer saúde é respeitar a diversidade e trabalhar sempre em prol da inclusão".


Sobre o AmbulaTrans

O serviço, uma importante conquista do público LGBTQIA+, é promovido pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Saúde. É o segundo no Estado e serve de modelo para outras Prefeituras, que buscam conhecer de perto o trabalho desenvolvido. O AmbulaTrans de São José é o primeiro serviço multiprofissional de cuidado integral em Santa Catarina para esta população.

A iniciativa promove o acolhimento clínico à pessoa trans, com equipe de profissionais capacitados. O ambulatório fica localizado dentro da Policlínica de Campinas (3Âș andar) e lĂĄ são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, testes rĂĄpidos, aconselhamento psicológico e apoio sócio familiar, para usuĂĄrios cadastrados nas UBS. O serviço, gratuito, é realizado nas terças-feiras, das 18h às 22h, e a equipe técnica estĂĄ estudando a possibilidade de ampliar o serviço para mais dias.

Ciente da situação de vulnerabilidade da pessoa trans, que na maioria das vezes não tem acesso a serviços de saúde especializados, a Prefeitura de São José decidiu aprimorar o cuidado integral à população transgĂȘnero, de maneira interdisciplinar, promovendo equidade a uma população sócio historicamente superestimada.

Desde que foi criado, em maio de 2021, foram contabilizados mais de 3 mil atendimentos, um indicativo importante para a comunidade LGBTQIA+, que de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (ANTRA), compõe 2% da população brasileira.


A seleção

Das 452 experiĂȘncias inscritas em Santa Catarina, o projeto josefense se classificou entre os 36. Na Mostra Nacional, o AmbulaTrans conquistou a melhor colocação, sendo considerado o Melhor do Estado.

A seleção foi promovida por uma banca avaliadora, com o objetivo de valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios de todo o país e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec