SEM I

Município de São José promove campanha de multivacinação neste mês

Meta da Secretaria da Saúde é imunizar 90% da população de 44.918 jovens de zero a 14 anos em São José

Por Administrador em 03/10/2023 às 14:52:18

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, relembra a população acerca da importância da prevenção de doenças por meio da imunização, uma vez que neste mês de outubro promoverá a campanha de Multivacinação, que visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A "estrela" da campanha no Município é a cantora mirim, Cecília Nascimento, que esteve com o prefeito Orvino Coelho de Ávila, divulgando a importância da imunização em vídeo publicado nas redes sociais.

Cecília, de 9 anos, teve participação de destaque na última edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Ele fez parte do time de Carlinhos Brown. Orvino acredita que o carisma e a voz de Cecília nas redes sociais mobilizem a cidade para que São José alcance a meta de vacinar 45 mil crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos. A campanha de vacinação acontece durante todo o mês de outubro. "Vacinar não é uma escolha pessoal. É uma responsabilidade social", falou o prefeito.

Nas últimas duas semanas deste mês (de 14 a 28), a campanha será intensificada em todo o Município, acompanhando o Estado de Santa Catarina. O público alvo totaliza, em média, 44.918 pessoas (zero a 14 anos), cuja meta de cobertura vacinal para cada imunizante, é a de 90% ou mais.

Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação. As equipes de saúde checam a caderneta e aplicam somente os imunizantes ainda não aplicados, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas para cada faixa etária.

"Nosso pedido é para que todas as crianças e adolescentes nesta faixa etária se certifiquem da situação vacinal, mesmo que os pais e responsáveis acreditem estar com as cadernetas de seus filhos em dia, e que assim evitem a reinserção de doenças que são passíveis de proteção por meio dos imunobiológicos", explica a diretora da Vigilância Epidemiológica Katheri Zamprogna.

Todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) do Município têm as vacinas disponíveis e ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Exceto as unidades de Forquilhinha, Serraria e Bela Vista, que mantém a vacinação até às 18h e a Policlínica de Campinas, que mantém a vacinação até às 21h.


QR CODE

Prefeitura de São José também disponibiliza QR Code para declaração de situação vacinal ou link online para preenchimento do formulário voltado a emissão da declaração de atualização vacinal, documento necessário para apresentar no ato da matrícula.

Quem reside em São José e precisa emitir documento declaratório de situação vacinal, que é solicitado para a realização de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino, conta agora com uma ferramenta de acesso online para agilizar esse procedimento.

Por meio da Secretaria da Saúde foi disponibilizado um formulário online (via leitura de QR Code), no site da Prefeitura de São José para declaração de situação vacinal. A nova ferramenta tecnológica está disponível desde essa segunda-feira (2) no site da Prefeitura e em todas as unidades escolares (em cartazes disponíveis de forma física) e nas redes sociais oficiais da prefeitura.

Em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso online, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência que também estamos emitindo a declaração.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec