Um acordo realizado hoje no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, entre a Prefeitura de Florianópolis e integrantes do Sintrasem pôs fim à greve da Comcap. O executivo manterá as regiões Norte, Continente e Central com empresa privada de coleta. Pelo descumprimento da liminar, o sindicato foi multado em R$ 120 mil. Funcionários grevistas terão que compensar os dias parados em horas extras.
No documento assinado entre as partes e mediado pela desembargadora Denise Francoski, a Comcap se comprometeu a manter a insalubridade dos funcionários atuais em 40% sobre o salário base. Já o percentual de horas-extras, que era de 100% e 150%, passou a ser de 60% em dias normais e 110% em feriados e finais de semana. Prefeitura e sindicato seguirão discutindo as demais cláusulas, mas sem paralisação dos serviços.
"Pelo acordo, está claro que foi uma greve política. Todas as cláusulas eram passíveis de negociação sem precisar de paralisação. O sindicato perde R$ 120 mil em multa e a prefeitura avança para a região central com empresa privada", disse o prefeito Topázio Neto.