SEM I

Professores e Técnicos lançam livro sobre a gestão da UFSC durante a Pandemia

Obra reúne 11 autores e autoras, que ocuparam funções de gestão durante a crise da Covid-19

Por Administrador em 07/12/2023 às 12:31:01

"Fé Eterna na Ciência" uma frase de Oswaldo Cruz, dá título ao livro que será lançado no dia 18 de dezembro, data em que a UFSC comemora 63 anos de fundação. A ideia da obra surgiu de um grupo formado por sete professores e professoras e quatro servidores e servidoras técnicos-administrativos que, entre 2018 e 2022 ocuparam funções na administração superior da Instituição.

O lançamento ocorre na segunda-feira, 18 de dezembro, às 19 horas, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), localizada no bairro da Agronômica, em Florianópolis. O trabalho conta, em detalhes, como a Universidade enfrentou uma das suas maiores crises, a partir da decisão de suspender as atividades presenciais, em março de 2020, até a retomada, em abril de 2022.

Dividido em 12 capítulos, trata dos contextos mundial, brasileiro e catarinense da pandemia, das dificuldades criadas com a omissão do Governo Federal diante das medidas de contenção do vírus e situa, diante desse quadro, a complexidade da instituição. O relato inclui ainda as primeiras medidas, o desafio na adequação das rotinas administrativas e a preparação para a oferta de ensino remoto. Destaque também para as ações nas áreas de Segurança, Assistência Estudantil, Orçamento, Comunicação e o Vestibular. No livro estão também os nomes de todas as pessoas que compuseram as instâncias de governança da crise: docentes, técnicos-administrativos e estudantes da instituição federal.

"Tínhamos convicção de que a comunidade universitária e a sociedade precisavam conhecer estas histórias", explica um dos autores, o professor Aureo Moraes, que foi Chefe de Gabinete do Reitor da UFSC. Além dele, são autores Ãlvaro Lezana, à época o Diretor Geral do Gabinete do Reitor; Carla Cristina Dutra Búrigo, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas; Daniel de Santana Vasconcelos, Pró-Reitor de Graduação; Fernando Richartz, Secretário de Planejamento e Orçamento; Gelson Luiz de Albuquerque, Assessor Institucional do Gabinete; Leandro Luiz de Oliveira, Secretário de Segurança Institucional; Maria José Baldessar, Presidente da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular); Mayra Ramos de Souza Cajueiro Warren, Diretora da Agência de Comunicação (Agecom); Paulo Eduardo Botelho, Diretor do Departamento de Atenção à Saúde e Pedro Luiz Manique Barreto, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.

A apresentação é do ex-reitor Ubaldo César Balthazar e o prefácio, do pesquisador Oscar Bruna-Romero. A produção editorial é da LiLás Editora.


Lançamento do Livro: "Fé Eterna na Ciência: Como a Crença nos Valores Científicos permitiu à UFSC enfrentar e gerir a Pandemia da COVID-19 e salvar Vidas"

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec